Sábado, 11 de Junho, pelas 21.30h, efectuou-se uma reunião entre a Direcção da Confraria dos Ermitães, a Comissão Fabriqueira da Igreja de Sta. Eufêmia e Sua Excelência o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
A convite da Confraria esteve também presente o presidente da Junta de Freguesia.
Assunto principal da reunião: Recuperação do Santuário da Ermida Sra. das Fontes, 1ª Fase.
Depois de apresentado o projecto para recuperação da parte frontal da Ermida ao Senhor padre Ricardo, presidente da Comissão Fabriqueira, foi agora o mesmo exposto ao Bispo D. Manuel.
O representante da Diocese da Guarda mostrou-se bastante agradado com o trabalho da Confraria, com os seus princípios gerais e, o mais importante, concordou com o plano que lhe foi exposto para a dita recuperação do Santuário.
Seguindo o mesmo intento, o Padre Ricardo informou que já contactou uma equipa especializada para estudar a futura recuperação dos interiores das capelas.
Entre outros temas debatidos (a reunião demorou uma hora e meia) ficou a saber-se que o “monumento” de cimento que está situado em cima da Torre será demolido (finalmente!).
Sobre o Salão e a sua zona envolvente, irá decorrer uma reunião entre a Câmara M. Pinhel e a Diocese da Guarda (proprietária) ficando o presidente da junta de freguesia de patrocinar esse encontro.
Para concluir e no que diz respeito às obras da Ermida, o terreno já foi marcado, aguardando-se agora que nos próximos dias seja feito o desterro para posterior colocação do empedrado. A Confraria está a materializar aquilo a que se comprometeu em Agosto (data de fundação da Confraria). É apenas o limiar daquilo a que nos propusemos lutar até ao fim - Recuperação total do Santuário da Ermida Sra. das Fontes.
Por todo o exposto, agradecemos o empenho de todos aqueles que têm lutado e que acreditam no nosso anseio dando a este projecto horas de trabalho e dedicação. De realçar os Corpos Sociais da Confraria, todos os Confrades Ermitães, a C. M. de Pinhel, o Padre Ricardo, entre muitos outros samarras e não só.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
li,recapitulei,...gostei do que li,mas nesta vida tudo tem um preço,e nada aconteçe por acaso,neste mundo nada se perde,tudo se recicla...força comfrades
ResponderEliminar(soldier)
é isso soldier. É preciso fazer algo pela nossa aldeia. A Confrariatravés do projecto da remodelação da Ermida e do festival Ermida`s está a colocar a nossa freguesia na boca de muita gente. Nunca tanto se falou na nossa aldeia.
ResponderEliminarSem guerrilhas, força Confrades, força SamarraS
Celebro que finalmente a remodelação da Ermida tenha começado a andar. Etive no local e as marcações que vi feitas no solo, reflectem o projecto apresentado pela confraria numa assembleia, ao qual, em consciência apenas faço uma ressalva:
ResponderEliminar- Como sabem, faz parte do ritual tradicional das celebrações, a procissão dar a volta completa ao recinto do santuário, pelo que, se estamos a criar circuítos para circulação e ignoramos esse facto, não me parece sensato.
Peço desculpa aos que preferem ver a procissão fazer atalhos por cima da relva,quanto ao resto...força Samarras!