Já quase ninguém acende um cigarro com fósforos.
Mas até à década de 30 do século passado, era essa a única forma de acender um cigarro até que surgiram os primeiros isqueiros importados. Salazar para proteger a Fosforeira Portuguesa criou uma licença para o uso e porte de isqueiro. Mas o isqueiro estava a tornar-se cada vez mais uma moda para os fumadores e o Governo decidiu assim limitar a sua utilização sem qualquer tipo de multa na situação de “debaixo de telha”, como quem diz em lugares fechados.
Tuga, fino como é, começou a utilizar um caco no bolso. Assim colocavam o caco em cima da cabeça ou do isqueiro e cumpria-se a lei. Até à década de 70 foi assim.
Isto está a tornar-se muito sério... 
 
 
(Ilustração de várias telhas. Cacos é mais complicado explicar...)
 
 
 
 

3 comments Blogger 3 Facebook

  1. achei deveras importante o artigo, já tinha ouvido qualquer coisa sobre isto. Amanhã festejemos então o fim do feriado da implantação da republica e eu sou daqueles que ainda pensa que o Tarrafal faz falta.

    ResponderEliminar
  2. Beber uma cerveja à pressão/fino.
    Porque lhe chamamos imperial?

    A germânica Imperial foi a primeira empresa a vender cerveja à pressão em Portugal. Quando Portugal entrou na Iª grande guerra, nacionalizou todas as empresas alemãs e a Germânica ficou Portugalia mas a imperial ficou.

    ResponderEliminar
  3. http://portugalwatcher.blogspot.pt/2012/10/o-maior-escandalo-financeiro-da.html

    leiam isto, que vale a pena estarmos informados...

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top