The Best of Pink Floyd
Fundada em 1964, primeiramente com o nome Tea Set com um diferente vocalista (Chris Dennis , Syd só veio para a banda quando alteraram o nome para The Screaming Abdabs), depois Syd Barrett altera o nome da banda para The Pink Floyd Sound, a junção dos primeiros nomes dos seus artistas favoritos da altura: Pink Anderson e Floyd Council e finalmente para só Pink Floyd. x)
Depois já em 1967 com o declínio mental de Syd devido ao LSD , tendo uma mente tão frágil originou-lhe problemas psicológicos e nos concertos limitava-se a dar um acorde no concerto todo, então os membros restantes da banda acharam melhor arranjar uma pessoa que substituísse Syd na guitarra mas que ele continuasse a compor.
Em 22 Janeiro de 1968 David Gilmour (conhecido por Roger W. e Syd B.) foi convidado por Nick Mason para se juntar à banda. Como Syd teve um grande esgotamento nervoso foi enviado para uma ilha espanhola com um médico adequado e finalmente em Abril de 1968 decidiram que ele devia sair da banda. Syd depois de ter feito o 1º álbum (Piper at the Gates of Dawn) e uma participação no 2º álbum (Saucerful of Secrets) de 1968 teve uma pequena carreira e nessa lançou dois álbuns em 1970 (The Madcap Laughs e Barrett).
Nos anos seguintes a banda ainda só estava em modo experimental, como o Ummagumma, Atom Heart Mother, mas em 1971 apareceram com o grande épico, no Meddle, Echoes. Essa musica, que é muito mais do que isso, abriu-lhes as portas e mostrava a todos os ouvintes a direcção que estavam a seguir.
Em 1973 veio o estrondoso Dark Side of the Moon, nunca se tinha visto nada assim nos 1970s!, este é considerado por muitos fãs dos Pink Floyd que é a Obra-prima, mesmo ultrapassando o The Wall. Sao opiniões de cada um. Houve também alguns criticos e musicos que o consideravam como o Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band dos anos 70. Neste album existe uma ponte entre o Blues clássico e música electrónica futurista/avançada (da altura), com novos sons electrónicos e etc.
1975, um ano para recordar da melhor maneira Syd Barrett com o album Wish you were Here, com outro grande épico Shine on you Crazy Diamond. Feita especialmente para o Syd. Mas durante essas gravações aconteceu algo, No dia do casamento do David Gilmour, 5 de Junho de 1975, (pensa-se assim) um homem careca e anafado aparece nos estúdios de gravação, esse mesmo homem era o Syd, tinha rapado o cabelo e engordado muito, esse encontro levou Roger e Nick a lágrimas, um choro intenso de ver uma pessoa, cuja não viam há 5 anos.
No ano 1977 lançam outro grande álbum, Animals, a falar apenas de animais e dos problemas capitalistas. Este álbum foi mais eléctrico que normalmente costuma ser, mas um óptimo álbum. Na tour de 1977, enquanto estavam em concerto um fã não parava de gritar o nome de uma música, então Roger fartinho de o ouvir porque gosta dos concertos calmos e silenciosos, cospe no fã e esse acto deixa David e o resto da banda extremamente desiludido e desgostos. Já nessa altura as coisas entre os Pink Floyd estavam a piorar cada vez mais, Roger estava-se a apoderar da banda aos poucos dando muito mais importância às letras, mandava tocar o que achava que deviam tocar.
No decorrer do ano de 1979 lançaram outra bomba, o The Wall, este álbum era auto-biográfico, altamente profundo, Roger desta vez tinha-se esmerado por completo, apesar de todas as discussões entre os membros. Durante a gravação do álbum Roger disse ao Richard que no fim de fazerem o álbum ele não fazia parte da banda, devido ao seu vício de cocaína e também de não estar a contribuir com trabalho no estúdio. Muitos fãs dizem que este álbum é a verdadeira obra-prima, mas isso vai variando de opinião para opinião.
Por fim, o último álbum dos Pink Floyd com Roger Watetrs, The Final Cut. Não há muito a contar sobre este álbum, apenas um outro álbum conceptual de Roger que inicialmente estava para ser apenas a soundtrack do filme The Wall (1982. No fim deste álbum os conhecidos Pink Floyd já não existiam, tinham se desaparecido entre o ódios uns pelos outros. O seu ultimo concerto todos juntos foi em 1981 antes de Richard Wright sair definitivamente da banda. Depois de se terem separado Roger não achou correcto o David estar a usar o nome Pink Floyd na sua carreira, porque achava que ele era o unico que podia usar o nome. Entao decidiu processar David e Nick, estes ripostaram e ganharam o direito de uso ao nome "Pink Floyd" e Roger o direito ao porco flutuante e dos direitos de autor do The Wall.
Em 1987, os Pink Floyd lançam o seu primeiro album sem o Roger chamando Rick para o projecto, Momentary Lapse of Reason, passados 7 anos editam o Division Bell, sendo o ultimo album a ser editado por eles até agora. E foi assim a Ascensão e a Queda da mais visionária banda que alguma vez existiu, desde da fragilidade e dotes artísticos de Syd, as harmonias e firmeza de Richard, as batidas exactas e perfeitas de Nick, criações e puro talento de David e finalmente a visão e a fidelidade às letras de Roger. vos dou os Pink Floyd.
Fonte:
»Álbum: The Best of Pink Floyd
»Lançado em: 2001
»Lista de faixas:
CD1
01. Astronomy Domine
02. See Emily Play
03. The Happiest Days Of Our Lives
04. Another Brick In The Wall (Part 2)
05. Echoes
06. Hey You
07. Marooned
08. The Great Gig In The Sky
09. Set The Controls For The Heart Of The Sun
10. Money
11. Keep Talking
12. Sheep
CD2
01. Shine On You Crazy Diamond (Parts 1-7)
02. Time
03. The Fletcher Memorial Home
04. Comfortably Numb
05. When The Tigers Broke Free
06. Us And Them
07. Learning To Fly
08. Arnold Layne
09. Wish You Were Here
10. Jugband Blues
11. High Hopes
12. Bike
»Videoclip: Wish You Were Here
5*
ResponderEliminar