A JUVENTUDE “SAMARRA” DO ANO 1952
No ano de 2002 – aos 50 anos
Em 2022 – aos 70 anos, mais cabelos brancos!..
Vinte anos separam estas duas fotos, deste grupo de jovens, nascidos nas maternidades “Samarras” em 1952 e os aqui identificados são;
Josefa Ferreira, Mª. Fátima Fernandes, Mª. Fátima Monteiro, Mª. Fátima Fernandes, Imbraima Monteiro e os homens: Celestino Rodrigues, José Paulos, Delfim Santos, José Aguiar, Delfim Pascoal, Ilídio Fernandes.
Na foto dos 50 anos, temos o José Alberto Silva (RIP)e Mª de Lurdes Oliveira, esta, embora presenta na dos 70, não aparece na foto. Não puderam marcar presença, Matilde Santos, Madail Paulos e José Monteiro.
E como bons “Samarras”, aqui no Santuário da Senhora das Fontes, onde também já aparece a Mª. Lurdes Oliveira.
O encontro começou com a celebração da Eucaristia na igreja da aldeia, onde foram batizados, recordando os já falecidos, José Alberto Silva e José Fernandes Silva, sendo celebrante o pároco Pe. António Freire.
Este inesquecível convívio de confraternização teve a sua continuação à mesa num restaurante em Pinhel. Aplaude-se a iniciativa destes jovens maduros, que julgamos ser a única neste chão que os viu nascer e o seu dinamizador o Delfim Pascoal.
Eles tiveram percursos de vida diferenciados, uns emigraram outros imigraram, mas todos votam ao seu torrão natal sempre que podem, para matarem saudades e sentirem o perfume do húmus da terra, onde abriram, pela primeira vez, os olhos.
Saudações Samarras
Setembro 2022 - apaulos (no blog 91).
parabéns a todos os de 1952. Eu por pouco que não fazia também parte dessa casta
ResponderEliminarE olha que foi uma boa casta! São quase os primeiros de quem haveria de nascer a geração de doutores Samarras, dando continuação aos esforços e sonhos dos seus pais, que já haviam investido nestes os seus esforços e parcas economias, na espera de poderem vir a apresentar os seus netos como doutores Samarras, o que muitos o faziam com um sorriso de orelha a orelha.
ResponderEliminarQue relíquias para os vossos filhos e netos. Parabéns pela iniciativa.
ResponderEliminarParabéns jovens ! O meu é em 2023 . . .
ResponderEliminarEnquanto uns festejaram e bem, outros, vivem dias de profunda tristeza pela perda de mais uma jovem Samarra de 38 anos que perdeu a vida num brutal acidente de moto em S. João da Madeira, "FÁBIO Ribeiro Monteiro, filho do Simão Monteiro e Clementina Ribeiro, o mais novo de 3 irmãos e que deixa 3 crianças órfãs de 6 e 1 ano de idades. Aos seus pais, viúva D. Rosário e demais família os nossos sentidos pêsames e que a Senhora das Fontes o guie até ao PAI e que Ela olhe pelos seus filhos, agora órfãos de pai. O funeral realizou-se hoje. RIP.
ResponderEliminarUm grande abraço solidário neste momento dificil para toda a familia do Fabio especialmente para os pais, esposa, e filhotes de tão tenra idade.
ResponderEliminarMais uma SAMARRA de seu nome "JUDITE CARVALHO" foi chamada pelo PAI para a sua última morada, em 7 do corrente, que Ele lhe tenha reservado um lugar junto dos justos. Como após o casamento deixou de residir na aldeia, alguns já não se lembrarão desta "Samarra", era irmã dos Srs. José Carvalho (Rip) e do Engº Delfim Carvalho. Já tinha ultrapassado a barreira dos 90 anos . Às sua filhas Belinha e Paula e ao seu mano e demais familiares, os nossos sentidos pêsames. ap.
ResponderEliminar