SANTUÁRIO DA SENHORA DAS FONTES
(Em Santa Eufêmia)
A FESTA EM HONRA E LOUVOR DA SENHORA DAS FONTES – 2022
Após três anos de Pandemia COVID 19, a qual ainda não foi completamente erradicada, já foi possível voltarmos a celebrar a festa da “SENHORA”, sem restrições, ainda que com as devidas cautelas. As cerimónias têm início no fim de tarde do dia anterior com procissão da aldeia para o Santuário da “SENHORA das FONTES”.
A Eucaristia, celebrada em missa campal, foi presidida pelo pároco da Aldeia Reverendo Pe. António Freire, coadjuvado pelo nosso Diácono José Tenreiro, que presidiu à procissão e terão estado presentes cerca de 350 romeiros devotos da “SENHORA”.
Terminada a Eucaristia e dando continuidade ao programa, efetuou-se a tão esperada e apreciada procissão, que saindo do Santuário, desce a estrada em direção à aldeia e que contornando o cruzeiro, também ele a caminho do tricentenário, a imagem da “SENHORA” regressa à sua casa acompanhada dos seus devotos romeiros. Este percurso, outrora, foi ladeado de cedros, dos quais, agora, apenas restam três exemplares para que não tenhamos de os imaginar e ainda que velhinhos representam com orgulho os seus pares, que não resistiram ao ciclone de 14/15 de fevereiro de 1941, que com a fúria dos seus ventos os derrubou. A procissão é encimada pelos estandartes com os seus sete metros de altura e aqui com o pano dado ao vento, mas que os “Samaras”, aguentam firmes, sob a admiração dos romeiros e o olhar terno e meigo da “SENHORA” que os encoraja.
Estas cerimónias foram abrilhantadas pela Banda Filarmónica Sociedade Musical Stº. António – Carvalhal Redondo - Nelas
Foto ap. 04/92022
A fibra e os músculos dos Samarras, Bruno Júlio e Paulo Silva levam-na melhor sobre o vento.
Terminada a procissão,” A SENHORA DAS FONTES”, que havia descido do altar para acolher os romeiros à porta da sua casa, recolhe à sua morada, agradecida pelo carinho que todos lhe demonstraram.
Eis o programa da festa:
Que os mordomos: Delfim Pascoal, Delfim Raposo, Alberto Joaquim, Jorge Tenreiro, José Raposo, José Gomes, José Agostinho (representado pelo filho Renato Fernandes) e respetivas esposas e ainda Cláudia Santos, procuraram executar, daí o reconhecimento e bem-haja de todos os romeiros e “Samarras”.
Aquando da comemoração dos 250 anos da inauguração da Capela Mor, em 2021, efeméride que foi presidida por Sua Exe. Rev. o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, sendo pároco o Pe. Ricardo Fonseca, devido à Covid 19, alguns pontos que era suposto terem sido executados, não o foram e ainda se fazem esforços que se concluam.
Após o almoço, que algumas famílias de romeiros fizeram à sombra de algumas árvores do Santuário, agora com melhores condições do que em anos que já lá vão, fizeram-nos recordar tempos dos anos 60 do século passado em que isto era comum. Muito bem, até porque assim ficavam mais perto para acompanharem o decorrer do programa da festa, que também e para louvor da “SENHORA” tem a parte lúdica de diversão, que se havia de estender pela noite dentro, no polidesportivo da aldeia, para ajudar os mordomos a equilibrarem o orçamento.
Foto de José Maria Rodrigues 09/2022
Mesmo em ano de seca severa a fonte da “SENHORA das FONTES”, agora restaurada, continua a dar de beber aos seus romeiros. (ap2022).
A todos os que continuam a trabalhar e dar o seu tempo, para festejar e honrar a MÃE de DEUS, que aqui adota o nome de SENHORA das FONTES, decerto que, Ela os recompensará. Bem-hajam.
Santuário da Senhora das Fontes, em Santa Eufêmia
04 de setembro 2022 – APaulos (no blog – 90)
Há sempre alguém que se lembra de trazer, até nós os emigrantes e ausentes forçados, notícias da nossa terra e destas celebrações, o que apreciamos e agradecemos ao seus autores e administração do blog. Bem-hajam
ResponderEliminar