Isabel, casada com o sacerdote Zacarias, bem mais velha que Maria, mas estavam as duas de esperanças e Maria ao tomar conhecimento que a prima Isabel já estava no sexto mês, resolve visitá-la para a ajudar naquilo que fosse necessário.                                                                                            

(Lc 1,39-44) Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre».  E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. (Lc 1,56) Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa.                                                                                                                      

Isabel e o marido residiam na aldeia de Ein-Karem a cerca de 6 km de Jerusalém, em voo de pássaro. O filho, João, mais tarde, João Batista, o último dos profetas é chamado o “Profeta do Altíssimo” e batizou Jesus no Rio Jordão.

Santuário da Visitação, na montanha em Ein-Karem. Acede-se a este através de uma longa, ingreme e larga escadaria

JESUS louva JOÃO BATISTA, (Lc7, 24-28) 24…..«Que fostes ver ao deserto?.... Um profeta? Sim, Eu vo-lo digo, e mais do que um profeta. É aquele de quem está escrito: “Vou mandar à tua frente o meu mensageiro que preparará o caminho diante de ti.” Digo-vos: Entre os nascidos de mulher não há profeta maior do que João; mas, o mais pequeno do Reino de Deus é maior do que ele.»                               

Saudação das primas no pátio do Santuário em Ein-Karem e as multiplicas placas do “Magnificat” em vários idiomas (ap2016)

Quando Jesus começou a batizar, os discípulos, cf. Jo 3,26, Foram ter com João e disseram-lhe: «Rabi, aquele que estava contigo na margem de além-Jordão, aquele de quem deste testemunho, está a batizar, e toda a gente vai ter com Ele. E João respondeu-lhes: (Jo 3,30) Ele é que deve crescer, e eu diminuir. Jesus começara a sua vida pública.

Santo Agostinho observou que a Igreja sempre celebra a festa dos santos no dia de sua morte, chamado de “dies natalis” que é considerado como nascimento para a vida eterna. Apenas três nascimentos, de santos, são celebrados pela Igreja. Primeiro, o nascimento de Jesus, a 25 de dezembro, que, com sua Encarnação, assumiu a natureza humana para redimi-la de toda impureza e uni-la à vida divina. Depois, o nascimento da Virgem Maria, a 8 de setembro, cuja alma foi livre de toda mancha do pecado original desde a conceção. E, finalmente, o nascimento de São João Batista, que, embora não tenha sido imaculado como o foi Nossa Senhora, teve, porém, o coração purificado já no ventre de Santa Isabel, logo após a saudação de Maria, quando “a criança estremeceu no seu seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1, 41). João nasceu em 24 junho no ano 1 a.C. e terá morrido em 28 setembro no ano 28/30 d.C.

Execução de João Baptista.                                                                                             

O tetrarca Herodes Antipas, governador da Galileia e Pereia, apreciava e respeitava João Batista; mas a partir do dia em que o governador se enamorou e que raptou Herodíade, casada com seu irmão Filipe e a trouxe de Roma para a Palestina com quem vivia como esposo, Herodes mandou-o encarcerar Mc 6,17-18 Na verdade, tinha sido Herodes quem mandara prender João e pô-lo a ferros na prisão, por causa de Herodíade mulher de filipe seu irmão que ele desposara. Porque João dizia a Herodes: «Não te é lícito ter contigo a mulher do teu irmão.» Herodíade tinha-lhe rancor e queria dar-lhe a morte, mas não podia; mas, logo surgiu a oportunidade.                                                 

 Herodes, pelo seu aniversário ofereceu um banquete aos grandes da corte, aos oficiais e aos principais da Galileia, a filha de Herodíade, Salomé, sua sobrinha e agora enteada, dançou perante os convidados e agradou a Herodes, pelo que ele se comprometeu, sob juramento, a dar-lhe o que ela lhe pedisse. Induzida pela mãe, respondeu: “Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João Batista” (Mc 6, 3-25). Herodes ficou triste, mas, devido ao juramento e aos convidados, ordenou que lha trouxessem e mandou decapitar João Batista na prisão. Trouxeram, num prato, a cabeça de João e deram-na à jovem, que a levou a sua mãe, concretizando a sua vingança.

Um Santo Natal, para os “Samaras” e quantos lerem esta prosa e que “Os Meninos-Primos”, nos ajudem a passar um Natal, em família em harmonia e com saúde.

Dezembro 2023 (no blog – osamarra.blogspot.com = 96)

Apaulos.


4 comments Blogger 4 Facebook

  1. Mais umas quantas verdades históricas, documentadas pelos Evangelhos, que este Samarra aqui nos trouxe, e que nos fez recordar estes factos, localizados nos tempos e nos mapas. Bem-haja sr apaulos. Como conheço o original, mas o blog, talvez não o permita, mais algumas fotos seriam elucidativas, Valeu.

    ResponderEliminar
  2. Armindo Vaz
    Obrigado, António, pela usa felicitação. Felicito-o também pela bela sequência que fez. Dos primos. Boas Festas P. Armindo Vaz Prof Dr. Jubilado da UCP.

    ResponderEliminar
  3. Mons Arnaldo P Cardoso21 de dezembro de 2023 às 16:45

    Mons. Arnaldo Pinto Cardoso - ex representante do gov. Português no Vaticano
    De coração agradeço e retribuo votos de BF de Natal

    ResponderEliminar
  4. Obrigada António, pela partilha, gostámos e retribuimos os votos de BF. ABRAÇO

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top