Na Associação de Comandos em Oeiras, sob a divisa, popularizada por Virgílio na Eneida e que era uma das adotadas pelos Comandos

Após o primeiro encontro dos Samarras residentes na zona de Lisboa, que ocorreu  há 50 anos, reuniram-se para mais um encontro de convívio e almoço, mas como não tínhamos, “blogs”, não registávamos estes eventos e já são poucos os que se recordam de quem participou, porque a memória dos neurónios já fez o delete de algo que julgava não ser mais requisitado; mas pelo menos, os abaixo indicados estiveram presentes e ocorreu nos terrenos do Parque do JAMOR e ainda deu para se fazer um joguinho de futebol entre solteiros e casados e degustar um lanche partilhado e este encontro terá sido o tetravô dos encontros que se vêm fazendo anualmente, com mais ou menos Samarras, alguns bem participados e antes de se optar pelos restaurantes; o trabalho de assar as sardinhas e febras, foi feita pelos organizadores dos convívios  em que as saladas e sobremesas eram feitas pelas dedicadas Samarras. Recordamos àquela data, que participaram a família de Daniel de Carvalho, a de Joaquim Fernandes e sobrinho, filho e neto da (ti Paixão), António Paulos e esposa, os restantes, os neurónios porque se baralham já não os conseguem recordar.

Ao encontro deste ano puderam comparecer cerca de 50 Samarras, mas era expectável que muitos outros tivessem participado e realizou-se em Oeiras, na Associação de Comandos, Bateria da Lage, uma das muitas que se encontram ao longo do Tejo de Cascais a Lisboa das quais se destacam o Forte de São Julião da Barrra, entre a praia da Torre e de Carcavelos e o Bugio e que pertenciam ao Regimento de Artilharia sediado em Oeiras, para defenderem Lisboa dos barcos piratas que a  procuravam atingir. Um lugar com história e aprazível, com o mar ali à vista para a praia de Santo Amaro de Oeiras. Aqui as crianças podem sair para a esplanada do restaurante, sem receio de se perderem ou serem incomodadas e não saem da vista dos pais; no próximo podem trazer os filhos e netos que vai correr tudo bem, este ano a Benjamim dá pelo nome de Carolina. O parque de estacionamento é da Associação, é gratuito e sem tempo de permanência.

Como a ementa foi publicada aquando da convocatória e foi de agrado geral do grupo, fica a foto de quase todos os participantes, para memória futura e para que os neurónios não a deletem.

Ao contrário do que se costuma dizer, aqui os que não podem estar presentes, fazem sentir a sua falta, para o próximo fazem o favor de marcar presença e os que participaram pela primeira vez, decerto, que no próximo serão presença confirmada.

Um Bem-haja agradecido, ao casal Rosa e Jorge Tenreiro, pelo trabalho dedicado à realização de mais este encontro. Saúde para toda a família SAMARRA.

Maio 2026 Apaulos.




Próximo
Este é o artigo mais recente.
Anterior
Mensagem antiga

3 comments Blogger 3 Facebook

  1. Boas tardes Samarras, surpreendeu-nos o lugar, por ser histórico e agradável e de certo que no próximo muitos mais irão marcar presença. O qu é eito dos Paulos que costumam sempre marcar presença e desta vez, foram notados pela sua ausência, perderam-se no caminho??? Em relação ao primeiro encontro de há 50 anos uma das famílias que participou foi a do saudoso "João Monteiro", que nos deixou após ter feito 100 anos, (RIP). Só servem almoços e por marcação antecipada. Dois pratos do dia à escolha e um de peixe grelhado Preço 15€. Saudações Samarras.

    ResponderEliminar
  2. A elegância e juventude de outrora, de muitos, deu lugar à natural e indisfarçável alteração corporal, uns já vão menos ao quarto da barbas, outros estão a gastar mais em tintas brancas, mas mantêm-se os mesmos sorrisos, a empatia e a alegria, por este e aquele que já não víamos há que tempos. Muito mais do que o prazer do palato, foi a enorme satisfação do encontro. Nas despedidas, ficou o desejo e a promessa de novos encontros, porque há outras vivências para recordar e partilhar e isto não será o suficiente para marcarmos presença!? Até lá...Abraço -apaulos.

    ResponderEliminar
  3. BEM-HAJAM -O futuro destes encontros depende da coragem colectiva, do querer de cada uma/um, mas depende em primeiro lugar de quem se dispõem a gastar o seu tempo, para que eles aconteçam e olhem que eles dão trabalho, para que nós ao chegarmos, verificármos que tudo foi equacionado. Por isso a quem teima e não desiste em gastar o seu o seu tempo para que os Samarras se encontrem e convivam, estamos agradecidos e à nossa maneira BEM-HAJAM.

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2026. Todos os direitos reservados.
Top