Ulrich (João Henrique).
n. 22 de Novembro de 1851.
f. 19 de Janeiro de 1895.
Cavaleiro da ordem de Cristo e comendador da ordem espanhola de Isabel a Católica, vice-governador da Companhia do Crédito Predial, etc.

N. no Rio de Janeiro a 22 de Novembro de 1851, fal. em Lisboa a 19 de Janeiro de 1895. Era filho do comendador João Henrique Ulrich, e de sua mulher D. Maria Luísa de Sá Ulrich.

Vindo para Lisboa, seguiu o curso do Liceu Nacional, e depois o curso preparatório dos oficiais de artilharia na Escola Politécnica, que não pôde concluir por ter adoecido gravemente; contudo nesta escola obteve o prémio na cadeira de química mineral, e distinção nas de álgebra transcendente, geometria analítica, química analítica, etc., com o que provou a sua assídua aplicação. Percorreu em seguida, para complemento da sua instrução, os principais países da Europa, e visitou o Brasil. Estando casualmente no Funchal, de passagem durante esta viagem, escreveu e publicou: Duas palavras aos leitores das «Farpas,» de dezembro de 1872.

Em 1882 recebeu a nomeação de vice-cônsul do Brasil, e a imprensa lisbonense, mencionando o despacho do governo imperial, elogiou as qualidades e o mérito do agraciado, que passado algum tempo solicitou, e lhe foi concedida, a exoneração de tais funções. Estabelecendo a sua residência em Portugal, pátria de seu pai, dedicou-se então ao comércio, sem descurar, porém, os estudos literários e científicos, para que tinha decidida vocação. Foi director da Companhia das Minas do Massueime Santa Eufémia Pinhel, secretario, e depois director-tesoureiro da Sociedade de Geografia, de que fora um dos fundadores, director da Companhia Nacional de Tabacos, secretário das Casas de Asilo da Infância Desvalida; vice-governador da Companhia do Crédito Predial, cargo que exercia quando faleceu. A pedido do editor António Maria Pereira, traduziu o Tratado do jogo do bilhar, o qual se publicou com as suas iniciais. Colaborou na Revista de Portugal e Brasil. Para o Dicionário Popular, dirigido por Pinheiro Chagas, também escreveu alguns artigos.

São filhos de João Henrique Ulrich os Srs. Fernando Enes Ulrich, João Henrique Ulrich, advogado e vice-governador do Banco Nacional Ultramarino, e o Dr. Rui Enes Ulrich, a quem se refere o artigo seguinte.

2 comments Blogger 2 Facebook

  1. Achas que á hipotese de reclamar alguma coisa de herança a esse gajo?

    ResponderEliminar
  2. são homens que passam e não deixam rasto.
    a nossa aldeia tem um historial muito interessante, pena é que ninguém faça um estudo sobre a mesma.
    quando passamos junto às minas do Massueime, verificamos que existiu por lá uma infraestrutura muito organizada. as casas estão completamente destruídas, mas resta a imaginação daqueles tempos. fomos uma potência nacional e internacional na produção de minérios.

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top