20 comments Blogger 20 Facebook

  1. então agora já não há desculpa para não fazer nada por aquele património.
    Vamos ver.

    ResponderEliminar
  2. A Igreja vai remodelar a cada do padre e o salão? Era bom mas não me parece que vá acontecer

    ResponderEliminar
  3. para isso existe uma confraria atenta.

    ResponderEliminar
  4. o samarra sempre a informar! senão houvesse o samarra quem saberia disto? PARABÉNS

    ResponderEliminar
  5. Vergonha isto é que é justiça????
    Só posso acreditar nesta decisão, se a Junta se vendeu por um lugar no céu, não era para aqui que se encaminhava o processo.
    Não tenho qualquer dúvida que a Junta cedeu aos interesses da Igreja e que houve pessoas na Junta que conduziram o processo neste sentido.

    É uma vergonha o que foi feito.

    Deram o nosso Património a troco de crenças bacocas.

    ResponderEliminar
  6. Tens razão confrade essa junta é um bando de vendidos e o rolhas também lá anda

    ResponderEliminar
  7. vamos ver agora o que vão fazer. Sei de uma pessoa que tem tentado boicotar o trabalho dos da confraria, mas ainda não conseguiu. Tenham cuidado sei do que falo. Parece-me que o senhor padre que lá está não vai em cantigas mas mais vale estar atento a certas movimentações.

    ResponderEliminar
  8. agora que já se sabe quem é o legitimo proprietário vamos lá recuperar os edificios.
    Até que enfim. Aquilo é uma igreja e não um salão.

    ResponderEliminar
  9. estou de acordo com o anónimo das 09.21 de 16,de facto o edificio apesar de ter sido sempre denominado salão paroquial(desde pequeno)... não é um salão,é a igreja de santo andré,se queremos voltar as raizes,não podemos esquecer isso,ou estou errado...quem estiver de acordo comigo levante o dedo!!!


    (soldier)

    ResponderEliminar
  10. não estou completamente de acordo Soldier. Por isso e para não fazer figura de parvo aqui na biblioteca, não levanto o dedo.
    Igreja de sto André. Ok, está certo, é esse o nome correcto.
    Salão? Sempre me lembro (ainda sou mais ou menos novito) de ver aquele edifício a servir de salão - bailes, cinema, teatro, club, mais tarde wc, etc. Nunca presenciei lá uma missa (e até sou bastante católico), já lá vi pessoas de joelhos mas não a rezar.
    Aquilo tem um palco. Ou um altar!...
    Seja qual for a sua utilidade convém é que recuperem aquela igreja/salão. Aquele espaço envolvente é o único que está em terra batida, sem qualquer restauro, isto para não falar do edifício em si. Trata-se do ponto central da aldeia. Se tivéssemos centro ele seria ali.
    Já por lá passaram muitas histórias. Nossas histórias! Aquele património é nosso, do POVO.

    Afinal vou levantar o dedo para pedir para ir ao wc.
    já me doi a mão, já mereço um. Vou deitar um abaixo.

    ResponderEliminar
  11. a igreja sempre envolvida na arte de dividir para reinar...sempre com o vil metal como main course.
    curvatura a vª exª fck

    (Furriel)

    ResponderEliminar
  12. Quer queiramos quer não a religiosidade e seus artefactos são parte integrante da história da aldeia, por isso via com bons olhos a transformação do salão num museu histórico paroquial da freguesia.

    As opiniões podem divergir, mas é a falar que nos entendemos.

    ResponderEliminar
  13. boa ideia, esta última.

    ResponderEliminar
  14. museu?...nahhh....isto ainda vai fazer doer muito dedo em teclado aqui no forum,de facto meu furriel,e caro sirillo,as opiniões vão divergir,mas estou de acordo que alguma coisa terá que ser feita e vai certamente porque a alma samarra não tem limites e a teclar é que nos entende-mos.
    provavelmente,já nao existe ninguem que conhecesse a igreja de stºandré,há ainda talvez quem conhecesse como escola,mas como salão paroquial todos de certo nos lembramos.
    lá já fiz teatro,cantei ao desafio,dancei,levei umas bofetadas(e calei-me) pertenci a um grupo coral infantil que existiu na aldeia,e houve até uma biblioteca,onde aprendia-mos a encadernar livros já em estado de degradação... não era joão?

    (soldier)

    ResponderEliminar
  15. uma bofetada (e calei-me)
    ahah gostei desta...

    Aquilo dentro de tempos já ninguém se lembrará que o salão está naquele estado. Eu já me habituei a passar lá e vê-lo assim. Também é saudável termos um monomento em ruinas. Évora tem e é património mundial!

    ResponderEliminar
  16. monumento com u claro... foi sem querer

    ResponderEliminar
  17. O Catolicismo provoca Alzeimer e por vezes provoca também visões!!!

    O Salão nunca foi nenhuma igreja de Santo André, não há ninguém vivo que se lembre disso porque nunca aconteceu, não existe no Salão qualquer iten de caracter religioso e só um radical pode afirmar estas coisas, Soldier já te topei.

    O facto é que vamos ter mais dois elefantes brancos na freguesia e o que me chateia é a perspectiva estropicia que se tem disto, "museu paroquial", tem juizo, para depois ires parfa lá tu limpar o pó????

    A prova factual de tudo isto é o que está a acontecer na ermida, o povo projecta,arrnaja condições de implementar a obra, trabalha,paga, esforça se mas quem manda é o Bispo!!! bando de atrasados.

    Se aquilo é do Povo, que se dé ao Povo,se eu for muçulmano não tenho o mesmo direito ao espaço???? sou Samarra de segunda???

    Desculpem mas estes seguidismos que não consigo conpreender irritam me.

    ResponderEliminar
  18. radical...eu?
    ...vai as raizes e imforma-te,e se fosses mussulmano eras de certeza samarra de segunda...devias ser mais inteligente!!!

    (soldier)

    ResponderEliminar
  19. És um xenofobo miserável...

    ResponderEliminar
  20. A religião tal como o futebol são assuntos demasiado mimosos para se debaterem aqui. Há sempre a tentação de usar palavras requintadas que podem não ser bem interpretadas e nunca se sabe qual a intensidade das mesmas. O futebol é do caraças. E o maçónico do F Nobre que contava com os gajos da maçonaria! Que irmandade é aquela?!
    Confraria dos Ermitães, Sempre!

    Fumem um a meias e discutam o assunto sentados no jardim da Fonte de Concelho.

    Sigam o meu conselho!

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top