É inteligente quando pratica as acções abaixo descritas, é vingativo quando executa algumas dessas acções e finalmente é solidário quando dá de comer ao próximo.Quando à carroça e se chega a casa e não o aliviam da mesma e caso não tenha a barrigueira colocada (uma correia que passa por baixo da barriga e se aperta à carroça), baixa a cabeça, livra-se da carroça e vai à vida.
Quando a D. Maria entra com dois baldes de água na corte (estábulo) e num deita um punhado de farelo que é para os leitões e no outro não deita nada que era para ele, agarra o balde com os dentes e atira a água por cima da D. Maria.
Quando, na corte, vê os coelhos de volta dele, atira da manjedoura alguma da sua comida para o chão, beterrabas, nabos, couves, etc., para que estes também comam e se for de noite liga-lhes a luz para que a possam ver.
Se, estando dentro da corte, pressente que há comida cá fora e se a porta não estiver fechada à chave, com a língua abre-a, enfarda-se e volta para dentro fechando a porta.
Chega de exemplos para justificar o título? E quem é?
É o burro que pertence ao ancião mais idoso de Santa Eufêmia, o Sr. Gilberto Paulos.


Texto: António Paulos

6 comments Blogger 6 Facebook

  1. Ora aqui está uma descrição magnífica do mundo que nos rodeia.

    Parabéns pela crónica!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom mesmo, um abraço ao Confrade que o escreveu...

    ResponderEliminar
  3. Asno? Este nem pensar!.Inteligente e solidário.Que o digam os coelhos.
    Parabens ao aotor.

    ResponderEliminar
  4. Fantástico..é a pura das verdades..que eu já o presenciei..Abraço a todos e todas as Samarras dessa grande terra que é a Stª Eufémea..

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top