Eu me lembro, eu me lembro.
Quando criança pequena,
na grande Santa Eufêmia;
no dia, na noite,
abrigado ou ao relento,
era o badalo do sino,
sem nos mexer no destino,
que nos dava as boas novas,
ou os piores tormentos.
Desde a torre o ribombar,
carregado pelo vento,
percorria os penedos
ia nos livrar de medos,
ou às pressas no chamar!
Quanta artimanha e ciência!
Pelas mãos do sinaleiro,
a livrar-nos de carência
sabíamos, quase primeiro,
do fato acontecer.
Som estridente e sonante,
corria a sítio distante,
entregando, de rompante,
a notícia: boa ou horripilante!

A. Raposo

18 comments Blogger 18 Facebook

  1. a. raposo:não largues o teu trabalho,porque em poesia não tens futuro,apesar do esforço que fizeste não conseguiste, fiquei perdido no meio,não rima nem faz sentido,sorry... try again!

    (soldier)

    ResponderEliminar
  2. Não seja mau Soldier, achei engraçado e é sobre um dos monomentos mais simbólicos da nossa aldeia

    L. Santos

    ResponderEliminar
  3. Soldier afinal és burro.

    ResponderEliminar
  4. Assim se aperfeiçoam todas as realizações: através da crítica contrutiva.
    Obrigado, Soldier.

    ResponderEliminar
  5. anonimo das 18:47
    obrigado,por estares comigo
    o soldier é burro,tudo bem!mas repara,vais achar engraçado quando se fala num (ribombar) num sino e num (...umas maos dum sinaleiro)numa poesia que supostamente vai reflectir uma menssagem através do badalar de um sino?...poupa-me,acredito que seja um monumento da freguesia,mas a césar o que é de césar!
    na boa...(soldier) (

    ResponderEliminar
  6. Só quem não conhece a historia do sino e as suas funcionalidades pode dizer uma coisa dessas...

    ResponderEliminar
  7. nós samarras somos assim, somos capazes de fazer uma tempestade num dedal.
    Tenho orgulho, é o que é. Nota-se que quem está a fazer estes comentários são gente da mesma geração e que se conhecem bem, mas não o sabem
    Orgulho sim.
    Obrigado Soldier, anónimos e autor do texto.

    ResponderEliminar
  8. Se me permitem vou entrar também no debate, sempre nos entretemos um bocadinho. Compreendo a mensagem do texto, de facto o sino é um transmissor de boas e más noticias e é fixe dar ao badalo e tudo mais. Sim a Torre é um símbolo, mas o mais emblemático para a aldeia era a casota que lá estava e as janelas de alumínio da casa grande.
    É de enaltecer o testemunho narrado pelo autor do texto, gostei do título.
    Já me perdi nos comentários e tenho que ir vistoriar uma obra aqui perto.
    Não se pode censurar o misterioso e satírico Soldier por ter feito uma crítica sarcástica, mas construtiva.
    Continuem a fazer-nos sorrir, estas conversas dão-nos animo para enfrentar o dia-a-dia neste país de drogados.
    Tenho que ir.

    Luis

    ResponderEliminar
  9. Bem dito Luís, este cinema que por vezes aqui passa tornou se parte do dia a dia, por mim falo, venho cá só para ver se há pegas em relação aos mais diversos assuntos.
    Existem 2 ou 3 Samarras que nos divertem bastante, com ironias muitas vezes não perceptíveis, mas com piada.

    Quanto ao Sino, dêem lhe com força...

    ResponderEliminar
  10. Há gente aqui que não presta! Não dá a cara e só gosta de criticar, destruir! Fora!

    ResponderEliminar
  11. Portanto tipo tu????

    Anónimo...
    Criticas...
    Insultas...

    Penso que percebi Anónimo das 16.31

    ResponderEliminar
  12. esta terra é samarra por alguma razão.
    Samarra é uma cidade iraquiana que anda constantemente em guerra
    mas é lindo aquilo pa!
    faz parte da cultura
    só que quando foi para defender a Ermida dos gajos de Pinhel só lá apareceram 2 ou 3...
    cultura, está dito.

    ResponderEliminar
  13. Só com tijolos, não se faz a casa!
    Para o bem ou para o mal ... comentem à vontade.

    ResponderEliminar
  14. bem dito anónimo 19.46

    (anónimo 20.31)

    ResponderEliminar
  15. oh cara!!! a.raposo
    retiro tudo o que disse!!!

    (soldier)

    ResponderEliminar
  16. lol
    oh Soldier, uma critica é uma critica.. deferido.

    ResponderEliminar
  17. Caro Soldier, tá tranquilo.
    Tudo isto nada mais é doque uma forma, sadia, de estarmos em contacto e trocarmos impressões sobre uma variada gama de assuntos.

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top