Era usual e recomendado, pelos nossos avós e pais, sempre que nos cruzávamos com alguém, devíamos dar a salvação isto é; saudar, cumprimentar e os adultos também o deviam fazer mesmo a forasteiros.
Oh pai! Encontrei no caminho o Sr. Francisco; muito bem, e deste-lhe a salvação? Ele disse bom dia menino, mas eu tive vergonha e não disse nada!
Devemos dar a salvação a toda a gente, diziam-nos os progenitores.
Muitos homens, os mais idosos, sobretudo quando passavam por alguém que consideravam, levavam a mão ao chapéu num gesto de respeito e elegância e faziam a saudação.



Tenho ainda lembranças visuais destes gestos, quando os homens se cruzavam, nomeadamente com o pároco ou com o conterrâneo o Sr. Pe. Albano e a que eles também correspondiam como o mesmo gesto e simpatia; o que também acontecia para com as professoras, D. Bárbara ou D. Aninhas e as autoridades da aldeia, embora a saudação a algumas destas nem sempre fosse correspondida.
Este gesto, de levantar o chapéu, de respeito ainda é frequente por parte de alguns Samarras quando passam em frente da igreja ou das ermidas da aldeia samarra.
Estes bons hábitos têm-se vindo a perder, sobretudo quando nos cruzamos com jovens que mal conhecemos, talvez filhos de migrantes ou Samarras locais que não vimos crescer.
Ora, é precisamente nesta altura em que a aldeia recebe muitos dos seus filhos migrantes ou seus descendentes, que seria de muito bom gosto retomar estes hábitos de saudar toda a gente com um: bom dia, boa tarde ou boa noite; outros ainda, sobretudo os mais idosos, também saudavam com um: esteja com Deus ou vá com Deus.
A todos aqueles com quem nos cruzarmos nas artérias da aldeia ou nos caminhos rurais, procuremos dar a salvação, não custa nada e se o garoto de há tantos anos gostava de ouvir a saudação, também os que nos visitam ou que visitamos ficarão satisfeitos ao ouvirem este gesto, quer sejam conhecidos ou desconhecidos, mesmo que só falem francês ou inglês, todos compreenderão a intenção e o gesto.
Assim poderemos recuperar o hábito dos nossos antepassados e como se diz que a educação de uma criança começa cerca de 20 anos antes de nascer, comecemos já e poderemos voltar a ser uma comunidade em que se dá a salvação a toda a gente.
Bons dias, Boas tardes ou Boas noites, conforme a hora a que abram esta.


Julho 2013 (28)
Apaulos

7 comments Blogger 7 Facebook

  1. Recordar os bons hábitos da aldeia Samarra, deixam-nos saudades e lembram-nos hábitos que podemos retomar, que é o que faz esta crónica. Parabéns, sempre a puxar para cima.
    P.S.: No "Ermida's Summer Fest 2013", uma boa oportundade para praticarmos.
    Boas tardes

    ResponderEliminar
  2. "Viva"!
    agora:
    Xau
    oi
    hasta
    tá-se

    ResponderEliminar
  3. perdemos 1-5 com o Azevo. Raios!

    ResponderEliminar
  4. agora podemos por fotos. nice. basta por um mail falso e entrar como convidado...

    ResponderEliminar
  5. Para os padrinhos: "Faça o favor de me dar a sua bença"!

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top