Certamente alguns Samarras já ouviram falar desta comunidade, outros não. Este artigo dará a conhecer um pouco desta comunidade fazendo referência ao actual presidente Henrique Joaquim, ser um Samarra.

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, com sede na zona de Alvalade em Lisboa. De inspiração cristã, preserva na sua essência o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos. Prova da tolerância e da não discriminação a Comunidade Vida e Paz congratula-se com o apoio de diversas entidades e pessoas de diferente fé e fundamentação humanística, bem como dos cerca de 600 voluntários, que se unem diariamente à sua causa.


A Comunidade dispõe de um Espaço Aberto ao Diálogo, em Chelas, onde intervém uma equipa técnica que acolhe, motiva, avalia e orienta para as respostas internas ou encaminha para outras instituições e serviços as pessoas sem-abrigo que diariamente são contactadas e sinalizadas pelas Equipas de Rua. É uma resposta em regime ambulatório, com actividades ocupacionais, refeições e orientação dos utentes na regularização da sua situação (residência, documentação, consultas médicas, procura de emprego, etc.)



A Comunidade Vida e Paz começa por conhecer as pessoas sem-abrigo através das equipas de rua. Conta com mais de 600 Voluntários que todas as noites, rotativamente e organizados em 56 equipas, percorrem Lisboa em 4 circuitos diferentes nas “carrinhas brancas”, parando em 96 pontos da cidade. Com esta intervenção pretende-se criar uma relação de confiança, escutar e motivar as pessoas sem-abrigo a mudar de vida. De forma a facilitar a comunicação entre os voluntários e as pessoas sem-abrigo, as equipas de rua distribuem alimentos e agasalhos.


“Somos um conjunto de Pessoas que, construindo Com Unidade acredita que é possível criar condições de Vida e Paz para as pessoas sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social. Em conjunto, com o pequeno contributo de cada um, acreditamos ser possível construir esta grande causa que é tornar real um projeto de Esperança para as pessoas sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social que será também um caminho de Esperança na Sociedade Portuguesa. A Comunidade Vida e Paz precisa de todos e cada um na sua singularidade porque as pessoas sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social precisam de uma COMUNIDADE onde possam redescobrir a Vida digna que é sua por direito.”














Henrique Joaquim – Presidente da Comunidade Vida e Paz


4 comments Blogger 4 Facebook

  1. Este jovem, que dizem ser um "Ilustre Samarra" pertence a que família, quem são os seus pais ou avós Samarras? Quem sabe responder? Obrigado em nome da curiosidade de muitos, que possam ter lido esta local. Seja Samarra ou não parbéns ao jovem e à Institição que representa.
    Saudações Samarras.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Filho do Alberto, um sr. que vive ao pé da antiga sede da junta de freguesia (entretanto demolida).

      Eliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top