Santuário vazio de romeiros, porque a “SENHORA” desceu até à aldeia.

Não há registo nas nossas memórias individuais e coletivas, que a festa em Honra e Louvor de Nossa SENHORA das FONTES, se tenha realizado fora do Seu Santuário, até aos dias 1 e 2 de setembro de 2023, em que aconteceu pela primeira vez e em que a ” SENHORA” Se dignou descer à aldeia, para estar junto dos seus devotos romeiros e para que não fossem encharcados com a chuva que se previa; pois, a Sua Casa no Santuário, é pequena para dar guarida a quantos a procuram para celebrarem a Sua festa, agradecendo graças e fazendo suplicas.


O Seu altar ornamentado com lindos arranjos, enquanto a “SENHORA” foi até à aldeia, ao encontro dos seus romeiros (Laura2023).

O Polidesportivo da Aldeia foi o espaço escolhido para festejar o Seu dia, por ser o espaço que mais romeiros podia acomodar e protegidos da chuva. O tempo ainda permitiu que se fizesse a procissão percorrendo as ruas da aldeia da chamada volta pequena. Dizia o celebrante na homilia: foi a Senhora das Fontes que quis que celebrássemos aqui o Seu dia.


A Eucaristia presidida pelo prior Rev. Pe. António Freire e diácono José Tenreiro. (Fred 2023)


Terminada a Procissão, A SENHORA das FONTES, recolhe, provisoriamente, à igreja Matriz.

O colapso climatérico já começou e fruto destas mudanças climáticas, atípicas, com os tufões, ciclones, tempestades tropicais, trovoadas, enxurradas e ondas de calor com temperaturas records, potenciando os incêndios de difícil controle que devastam hectares e hectares de florestas e habitações, ou de enxurradas que causam avultados prejuízos e mortes, umas ocorrendo na Europa, outras nas Américas, Austrália e Ásia, têm sido tema de abertura dos telejornais. A aldeia Samarra, este ano, não sofreu muito estes fenómenos, mas também aqui deixam resquícios e a razão da mudança, do local da celebração da festa, para proteger a “SENHORA” e os seus romeiros teve a ver com estes fenómenos.

Desde a pandemia COVI19, e outras vicissitudes, que têm dificultado a tarefa a quem se empenha e quer fazer mais, em prole do Santuário da “SENHORA”, mas Ela tem-lhes dado alento para não desanimarem nos projetos que têm em mente e que querem levar a bom termo; nomeadamente a publicação do livro de bolso sobre a história do Santuário, desde os Abades 1203, aos Fidalgos de Santa Eufêmia, desde cerca de 1500, e Ermitães desde 1740 dando continuidade ao trabalho dos Fidalgos e que em 1771 inauguraram a casa da “SENHORA” e aqui se mantiveram até 1931; este opúsculo, dará resposta às perguntas e curiosidade de anónimos romeiros, “ é pena não conhecermos a sua história”, deste santuário ouve-se com frequência. Muitos outros Samarras vêm dando o seu tempo aos Santuário, em louvor da “SENHORA”, procurando manter e melhorar o que é possível, e aqui, agora, há que realçar a ajuda do Município de Pinhel, na pessoa do seu Presidente, Rui Ventura, ao olhar para esta joia do concelho e fazemos votos para que assim continue, pelo menos até à realização dos projetos em curso; a publicação do opúsculo, a colocação das placas interior e exterior que se reportam aos seus 250 anos, a reposição nas paredes nuas do santuário da réplica de um quadro dos ex-votos, levados para o museu do concelho, o coberto para a SENHORA de FÁTIMA, aqui no santuário e criar condições para guardar uma reserva permanente de água, para uma qualquer necessidade-aflição e que permita, também a ligação à rede da aldeia, pois, não sendo pouco, é só armazena-la, porque a “SENHORA das FONTES” encarrega-se de a fazer brotar. Uma palavra de agradecimento ao anterior prior do santuário, Pe. Ricardo Fonseca, pelas diligências efetuadas na recuperação, compra, de algum património, que o caso do caçador, via tribunal, nos levou. Também o seu nome ficará ligado a este Santuário. Todas estas diligências têm merecido o apoio do nosso bispo, D. Manuel Felício, que presidiu à efeméride dos 250 anos da inauguração do atual Santuário e se dispuséssemos de mais meios, muito mais se faria. A todos os Samarras anónimos que se empenham em preservar e melhorar o que os construtores já referidos, aqui que nos deixaram, para louvor da Mãe de Deus, aqui venerada como SENHORA Das FONTES, Ela, providenciará que o Seu Filho retribua em abundância.

Saudações Samarras para todos os devotos da “SENHORA”.

Setembro2023 (Blog- 95) Apaulos.



3 comments Blogger 3 Facebook

  1. De facto, é histórico, e alguém no-lo quis lembrar, as fotos atestam o 1º parágrafo do texto e quando é assim, torna-se mais difícil para quem trabalha e organiza, bem como para quem participa, mas como não somos donos do tempo, à que saber dar-lhe a volta e foi o que os mordomos e demais entidades fizeram, por isso parabéns e a SDF pôde ter a Sua Festa.

    ResponderEliminar
  2. não é mesma coisa esta festa não ser no ermitério, mas esta foi mesmo a melhor opção. foi uma pena
    agora vamos ver como corre a festa de baixo pois também dão chuva, para as mordomias é muito stressante. Muita sorte

    ResponderEliminar
  3. Comente também a semana seguinte ! Neste exato momento . . .

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top