Festas em Honra de Santa Eufêmia
11 a 14 de Setembro
Sexta-Feira 11
22h - Conjunto musical Rubem & Carlos
Sábado 12
18h - Actuação de um Rancho
21h - Procissão de velas e missa
22h30 - Baile conjunto Renovação 3
Domingo 13
8h30 - Chegada da Banda Filarmónica de Sernancelhe
11h - Recepção campal aos Romeiros da Freguesia dos Cótimos
12h - Missa campal e procissão
15h30 - Concerto Banda Filarmónica
16h30 - Para-quedistas do Vale D´Este
22h - Baile com o conjunto Ondas Musicais
Segunda-Feira 14
11h - Procissão e Missa Capela Senhor dos Aflitos
17h - Entrega festa aos novos mordomos. Acompanhamento a cargo de Daniel Saraiva
A mártir Santa Eufemia, é uma santa muito adorada e venerada em Portugal. São várias as freguesias com o seu nome ou com romarias em sua honra. Mas a mais linda é a Santa Eufêmia, com circunflexo. As festas e arraiais realizam-se, para além de Portugal, em Espanha, Itália e Croácia, onde o seu corpo se encontra preservado na cidade de Rovinj.
Esta mártir é considerada uma protectora da pele, principalmente das doenças más, dizem que é predilecta por flores, principalmente cravos. Muitas são as pessoas que se lhe ajoelham aos pés, fazendo promessas e que dizem ter sido ajudados nas suas dificuldades, só Deus sabe quantos milagres já foram efectuados por ela. E eu também sei. Já me tirou vários cravos da pele. Ainda não tirou o Golas da minha vida mas todos nós temos a nossa cruz. Eu compreendo Eufêmia.
Ela nasceu na Calcedónia, uma cidade perto de Constantinopla, numa família nobre e respeitável, foi criada nos ideais cristãos, que faziam dela um exemplo de virtude e beleza junto dos habitantes.
Durante o reinado do Imperador Diocleciano, que proibia baptizados, ela foi acusada e tendo recusado a casar com um herói da cidade, foi presa com outros cristãos.
Torturada de maneira cruel, onde era usada uma roda de moinho, sempre se manteve fiel à sua fé e manteve intacta a sua decisão de nunca trair Deus. Entregaram-na aos leões, que acabaram por a matar, mas não danificaram o seu corpo ou a comeram, deitando-se a seu lado como que a protegê-la de mais sofrimentos (De mais sofrimentos! Depois de a matar!!!). Era o dia 16 de Setembro do ano 304 AD, tinha ela somente 15 anos de idade.
Os cristãos ficaram com o seu corpo, sendo este sido sepultado na Calcedónia, onde construíram uma igreja. Em 620, quando a cidade foi invadida e conquistada pelos Persas, mudaram o seu corpo, com medo se ser destruído, para Constantinopla, e depositado numa Igreja mandada construir pelo Imperador Constantino, em sua honra.
A lenda diz que numa noite de violenta tempestade o sarcófago de mármore desapareceu da cidade. Possivelmente, pescadores cristãos carregaram-no nos seus barcos, com a esperança de a transportar para um lugar seguro. Em Julho, 13 do ano 800, as pessoas de Rovinj, viram dar à costa, ondulando gentilmente nas águas, um sarcófago. Os sinos repicaram, as pessoas que se juntaram na praia tentaram retirá-lo da água, mas em vão, todos os esforços eram inúteis, até que apareceu uma criança com dois fracos bezerros e que para espanto de todos conseguiu remover o pesado sarcófago da água e o levou até à igreja local.
Quando abriram o sarcófago, viram o corpo de uma rapariga muito bonita e que vestia um luxuoso vestido e junto dela, um pergaminho que dizia HOC EST CORPUS EUFEMIAE SANCTAE... (...este é o corpo de Santa Eufémia, virgem mártir da Calcedónia, filha de um nobre senador, nascida para o céu em Setembro 16, ano 304 AD...).
O seu corpo continua preservado numa igreja na cidade de Rovinj, na actual Croácia, onde pode ser visitado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ruben e carlos!!! gays!
ResponderEliminarRenovação 3! Boas memórias...
Para-quedistas! Que o farrico não saiba disto se não levam com uma 35mm.
Sono Perdido, que andarás tua a fazer?! Whisky Novo!!! Visga escomungada...
ResponderEliminaro que é que se bebe?
ResponderEliminarlamento ninguém louvar a bela descrição histórica que aqui foi feita.
ResponderEliminarQuanto a mim samarra, foi dos posts mais interessantes que puseste aqui.
Também não sabia. A historia dos leões está explicada. Vim hoje da terra e este blogue veio mesmo aumentar o nosso ego de ser samarra.
ResponderEliminarXequim, também tenho essa opinião. É bom saber a história da nossa Santa Eufêmia. Ou será Santa Eufémia! Bem isto é outra história. Boa noite a todos os conterrâneos.
ResponderEliminarPelo que me apercebi durante a festa, a ideia da história da Santa Eufêmia não foi do autor desta blog mas sim dos mordomos.
ResponderEliminar"a ideia da história da Santa Eufêmia não foi do autor desta blog mas sim dos mordomos."!!
ResponderEliminarA ideia da história da Santa..! Mas a história foi inventada pelos mordomos?! É necessário os mordomos dizerem alguma coisa para narrar aqui a história?! Caro anónimo, este texto, já foi transcrito aqui, neste mesmo blog, há uns meses atrás. Apenas aproveitei o facto da data para, novamente, falar da história da nossa Santa. Não estou a entender essa azia caro anónimo.
Não tem nada de mais transcrever aqui a história. Não fui eu que a inventei, muito menos os mordomos!!!
Mais uma vez, caro anónimo, um texto, bem massador, ainda incompleto, de que eu falei no comentário anterior, está no post "Santa Eufêmia (1ª. parte), de 24 de Novembro de 2008. Bom almoço.
ResponderEliminarTou esclarecido
ResponderEliminar