Tindersticks
Curtains

Surgidos na Inglaterra após a explosão dos Nirvana, Tindersticks são uma das formações indispensáveis dos anos noventa. Favorecidos pelo boom alternativo, a sua proposta afasta-se do habitual daquela altura, ao oferecer sensibilidade, romantismo e vocação clássica em vez da raiva e as guitarras distorcidas provenientes de Seattle.

A banda forma-se em Nottingham em princípios dos 90, após a incisão do grupo Asphalt Ribbons. Ali cantava Stuart Sstaples, acompanhado pelos teclados de Dave Boulter e o violino de Dickon Hinchliffe. Junto ao baterista Alasdair Macaulay, o guitarrista Neil Fraser e o baixista Mark Colwin dão lugar a Tindersticks, cuja fórmula integra o indie pop, a tradição folk e os ambientes claro-escuros.

Após publicar alguns singles no seu selo Tippy Toe e ganharem um certo nome no âmbito underground, a sua estreia em formato longo aparece em 1993, para provocar uma grande agitação tanto entre a imprensa especializada como entre o público.

Dois anos depois, publicam um segundo álbum homónimo que confirma o seu som e aperfeiçoa os feitos do disco anterior, para irem novamente aos charts dos melhores trabalhos discográficos do ano. O directo Bloomsbury Theatre, que aparece pouco depois, mantém o interesse pela banda antes desta realizar a sua primeira colaboração com a cineasta francesa Claire Denis. O grupo britânico encarrega-se da banda sonora do filme Nenette e Boni (1969), numa relação que terá continuidade com o álbum Trouble every day, música do filme do mesmo nome aparecida em 2001.
O seguinte disco de estúdio propriamente dito de Tindersticks tem como nome Curtains (1997) e sob a capa descobre-se um novo tratado de sensibilidade musical muito particular. Após o recompilatório Donkeys 92-97 (1998), uma colecção de singles, raridades e gravações inéditas, chega o brilhante Simple Pleasure (1999) enquanto a palavra mediocridade continua sem encaixar com a banda.

Já no século XXI, dão forma ao deprimente Can our love... (2001), antes de realizar a sua segunda banda sonora para Claire Denis. Em 2003, Waiting for the Moon mantém os padrões estéticos que caracterizam o grupo, antes dos seus primeiros cinco álbuns serem reeditados em 2004, em todos eles com material adicional incluído. Nesse mesmo ano aparece a recompilação Working for the Man: The Island years com o melhor da sua etapa, que também incorpora um disco adicional com gravações perdidas e outros.

Fonte:
mtv.pt



»Álbum: Curtains
»Lançado em: 1997





»Lista de faixas:
01-Another Night In
02-Rented Rooms
03-Don't look down
04-Dick's Slow Song
05-The Fast One
06-Ballad of Tindersticks
07-Dancing
08-Let's Pretend
09-Desperate Man
10-Buried bones
11-Bearsuit
12-(Tonight) Are You Trying to Fall in Love Again
13-I Was Your Man
14-Bathtime
15-Walking

»Videoclip: Another Night In

3 comments Blogger 3 Facebook

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top