O “CONVITE”, que era editado em papel a cores e cada número com uma cor diferente.

O aspeto do jornalinho e hoje trazemos o atrigo da primeira página, que já na altura afligia o jovem Samarra Abel Almeida, onde manifesta a revolta e inconformismo como a agricultura do interior era tratada e cujas dúvidas e preocupações se vieram a cumprir qual profecia.


Tantas verdades, de ontem e de hoje, que este jovem Samara já há 45 anos via e que estes não foram tempo suficiente para ajudar a resolver e o resultado é a desertificação e o abandono de muitas das terras do interior, que os Nossos maiores trataram com esforço e muitas vezes com trabalho escravo e ajudaram a defender dos invasores e hoje já nem àqueles metem cobiça. Também ele teve de migrar, deixar a aldeia, para se tornar num ilustre advogado da terra Samarra em terras da capital.

Outubro 2020 (74-5)

Apaulos


5 comments Blogger 5 Facebook

  1. Obrigada Apaulos por nos trazer a "Cara" do "Convite" bem como artigo que parece não ter envelhecido. Apesar do tempo que já passou por ele.

    ResponderEliminar
  2. A inquietude dos jovens Samarras, de ontem e de hoje, com o desrespeito dos politicos pelo Centro e Norte do País. O Alqueva veio salvar , por agora, o Alentejo com o investimento dos Espanhois. O que é que nós teremos de descobrir para os Espanhois olharem para estas terras com cobiça? Ah, talvez as minas do Lítio. Não há gente, por culpa deles, não há votos não interessa. Se eu fosse COVID, acho que já tinha escolhido os meus hospedeiros!!!!!! Mas pensando melhor o "Samarra" mesmo desacorçoado não é isso!!!

    ResponderEliminar
  3. O Samarra mantem a rabiça "do arado" em pé, mas já não há vacas nem burros para o puchar e os politicos que deviam levar com o jugo em cima, nem para isso servem pois a arada ficaria toda torta, ora para a esquerda ora para a direita, pois não têm rumo, andam ao sabor do voto e cortam as pernas aquem sabia produzir e com qualidade. Agora é tudo de aviário, como a maioria dos politicos e salvo raras exeções se lhes tiram o tacho nem para substituirem aqueles que nestas terras já acabaram serviam; sentem-se perdidos por isso tentam agradar aos lugares onde sentem os votos. Pobre gente esta!!!! Se tivessem sido enxertados nos cornos dos carneiros e bois e as frieiras lhes tivessem carcomido os dedos e as pontas das orelhas com os gelos e neve, teriam olhado com olhos de ver para este interior. Bem-haja apaulos

    ResponderEliminar
  4. Gostei de rever o "CONVITE". Obrigado Apaulos infelizmente verificamos que o que já na época, os mais lúcidos, previam veio a acontecer. Lamentável, com políticos destes o que é que esperávamos!

    ResponderEliminar
  5. E pelos vistos os temas eram variados e adiantados para a época. Os Samarras com visão.

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top