E pronto, esta já está. Ficam aqui umas fotos amadoras do último dia da festa. O festejo cumpriu com as expectativas anteriormente formuladas. Bailes, fados, filarmónicas, concertinas, dj`s, sermões e sobretudo muito trabalho e dedicação.
O Ermida`s foi uma vez mais um grande êxito, afirmando-se de ano para ano como um festival de grande notoriedade na região.
A festa religiosa ficou marcada por um episódio inesperado, aquando do anúncio da nova mordomia. Como sempre, a lista foi entregue na missa de domingo, mas para espanto, quando todos esperavam ouvir o nome dos novos mordomos, o Senhor Padre anunciou que este ano seria ele quem iria comandar a nomeação da mordomia, escusando-se assim de ler a referida lista entregue pelos anteriores.
Assim, para já, ainda não há mordomos nomeados para o próximo ano.










16 comments Blogger 16 Facebook

  1. só agora percebi, porque só agora me contaram. QUe grande desrespeito meu senhores! Então o padre é que vai fazer a nova mordomia? Não aceitou a que lhe entregaram? Caramba e ninguém fez nada?
    A tradição e o respeito por aqueles que sempre deram tudo para que uma festa esteja pronta a horas?
    VERGONHA!

    MP

    ResponderEliminar
  2. é verdade...onde está o orgulho samarra?
    não padre!!!por favor não tente dar a volta por aí!!!para seu bem e de todos nós (samarras)

    ResponderEliminar
  3. Ouvi muitos dizer nesta festa que a culpa não é do padre mas de quem está atrás dele. Não, a culpa neste caso é do padre pois ele não é nenhum garoto para se deixar levar por mexerisos covardes.
    Mais uma vez o clero decidiu sem consultar o povo.
    Antes foi uma charca, agora uma tradição!
    E o povo pah?

    ResponderEliminar
  4. Concordo literalmente, com os comentários anteriores!!!

    Espero que o povo (samarras), não se deixe iludir, com estas situações incompreensíveis e inadmissíveis e outras que venham a ocorrer.

    É desrespeitoso, para quem nomeou novos mordomos, assim como para quem iria ser nomeado, estes, não eram capazes??? enfim.....

    ResponderEliminar
  5. completamente de acordo...

    ResponderEliminar
  6. Boas o sr.padre só pode ser um garoto...
    tomar uma deçisão destas sem falar com a anterior Mordomia,ou laváram-lhe o cerbro...
    Que vergonha,

    ResponderEliminar
  7. Andais mesmo a dormir, então não estava bom de se ver depois dos antecedentes da nomeação da mordomia da festa da santa no ano passado? são sempre os mesmos que andam por trás a fazer a cabeça ao padre. isto só lá vai à paulada

    ResponderEliminar
  8. Deixem tudo entregue aos cães, aos que ganham dinheiro com charcas e afins,pois eu não mexo maiso eu corpinho para nada!
    Estou farto de pagar para trabalhar em prol da freguesia e ser considerado um demónio.
    A verdade é que opovo não esta já representado n9s seus lideres de meia tigela.
    Deixem nos andar, que se atolhem noseu próprio lixo...
    Já chega.

    ResponderEliminar
  9. Na lista de mordomos da próxima festa, em 2013(que o padre não se dignou a nomear), constavam elementos repetentes do ano de 2011 que, com devoção, camaradagem e espírito de sacrifício, aceitavam repetir a experiência. Não se tratava de aceitar participar na organização por segundas intenções e/ou retirar dividendos particulares, antes, por sentir um apelo ao convívio e a uma entrega em prol da comunidade. A alegria no rosto das pessoas e a vontade de me sentir cidadão da Santa Eufêmia por adopção.
    O povo não pode ver a sua liberdade condicionada por decisões de quem já não tem expressão neste pleno século XXI. Vejam quantos jovens seguem agora a igreja católica...

    ResponderEliminar
  10. Espero que o padre mantenha a mesma devoção e empenho nas causas da sua paróquia e, no próximo fim-de-semana,assuma também a organização da festa de Santa Eufêmia do próximo ano, pelo menos, para as mulheres que queiram dançar, não lhes vão faltar par...

    ResponderEliminar
  11. Quero crer que haja uma boa razão para o sucedido. Não quero com isto desculpar este ou aquele, até porque a haver algo muito forte que justifique tal acto, no meu ponto de vista, tinha ou deveria ter sido explicado previamente, antes da lista ter sido feita, para prevenir qualquer especulação por parte de quem nomeou, dos nomeados e sobretudo do povo. O povo é quem está, mais uma vez, a ser atropelado e olvidado. Uma tradição de sempre foi terminada sem qualquer justificação, até agora, aceitável.
    Sei que alguns criticam o modo reacionário e fervoroso com que certos elementos deixam aqui as suas opiniões, mas temos que largar de vez o estigma de povo passivo e resignado, à imagem do português actual, que se esconde atrás da conformação e do deixa andar.
    Algo foi mal feito na nossa aldeia. Ainda não foi explicado. Não há que ter vergonha nem medo de o dizer, não há que ter vergonha nem medo de tentar perceber o que se passou.

    MF

    ResponderEliminar
  12. P.S. - Claro que rejeito vivamente o insulto e as insinuações gratuitas.

    MF

    ResponderEliminar
  13. Se o Padre, fez tudo isto na sua boa fé e sem influências, porque ainda não explicou o que se passou? Ainda não ouvi dizer que tenha falo com a antiga mordomia, penso também que não se explicou ao povo, que na sua maioria ficou no minimo aborrecido. A verdade é que este é um assunto banal, sem qualquer importancia, mas que nos mexe com o coração! A verdade é que mais ficamos desprendidos com o futuro da nossa terra, ficamos tristes com uma prepotencia que em nada contribui para a união, não que euseja um adepto da união, pois não me conseguiria unir a pessoas de caracter faltoso! Há muito boa gente que já desistiu, há 2 anos atrás houve muito boa gente que voltou, essa gente já foi embora. Fiquem bem

    ResponderEliminar
  14. lamentavelmente, concordo com o anterior interveniente.
    anestesia régia é a droga dessa comunidade, e ninguém encontra o antídoto. continuam a engolir "ilusões" de matreiros, que destroem geração após geração o respeito da herança passada. Já cansa e desmotiva este tipo de comportamento. eu só voltarei a envolver-me quando olharem esses matreiros olhos nos olhos e lutar contra a hipnotização provinciana e maquiavélica.

    ResponderEliminar
  15. Lamentavelmente tenho que concordar com o conterrâneo, enquanto o veneno, a inveja e o ciume por parte de malfeitores que não deixam evoluir a nossa amada St. Eufêmia, faço as minhas malas e parto em direção a um mundo que me deixe continuar a acreditar que o bem vece o mal. Por ora, não é este o sítio. Aguardarei que se cansem e se afoguem no seu próprio veneno. Ao páraco eu desejo que a inspiração divina lhe devolva a visão, o bom senso e a capacidade que Deus, com toda a certeza, lhe dará, para que possa ajudar os pobres de espírito a serem iluminados. Todos temos os nossos momentos menos felizes e certamente este será o seu. Pondere e pense na falta de formação e lealdade que teve perante aqueles que o acolheram e consigo quiseram construir um mundo melhor para todos, sem exceção. Aguardarei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faço das suas as minhas palavras. Por vezes é desmotivante fazer o bem nesta aldeia.

      Eliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top