Não restam dúvidas. Está prestes a erguer-se na periferia da nossa aldeia (zona de Lameira de Cima) uma indústria em grande escala ligada à suinicultura. O processo está em andamento, existindo já varias parcelas de terrenos adquiridas para construção da mesma.  

  
Convém recordar que este tipo de indústria é das mais poluentes que existe, sendo os seus efluentes uma ameaça para o ar, solo e águas.  
Pela zona da Lameira de Cima passam e nascem a maioria das águas – até agora límpidas – que atravessam a nossa aldeia.  
Constantemente vêm a público notícias de casos de populações revoltadas com a poluição resultante da suinicultura:
Queremos manter as nossas águas límpidas, o solo fértil e o ar puro.
Que a extracção de urânio nos sirva de exemplo. Um mau exemplo.  





12 comments Blogger 12 Facebook

  1. Não conheço o promotor do investimento, sou a favor da iniciativa privada, da criação de riqueza, mas estou absolutamente sintonizado com as preocupações do autor do texto: todos nós devemos estar atentos ao processo. A ser verdade, vamos ter problemas sérios de salubridade dos cursos de água, cheiros... Projectos destes nunca deveriam ficar a montante de cursos de água que correm na direcção da aldeia!

    ResponderEliminar
  2. Hoje no DN,vamos ser noticia mais cedo ou mais tarde:

    https://www.dn.pt/portugal/interior/quercus-denuncia-poluicao-em-ribeira-do-concelho-de-trancoso-9205877.html

    ResponderEliminar
  3. Triste, as gentes de Valbom não quiseram que fosse feita esta suinicultura nas suas terras, mas as nossas pobres gentes, que necessitam de uns trocos como os arrumadores de carros, vendem por valores de bugiganga os terrenos para que terceiros venham envenenar as nossas vidas.

    ResponderEliminar
  4. A confraria já organizou um concurso de sueca, ou uma viagem a um santuário? Onde está o presidente da junta nesta questão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para que é chamada a Confraria neste tema? Será que a critica fácil e ao mesmo estúpida está sempre presente na ponta da língua? Este assunto cabe à Junta de freguesia e à Câmara municipal resolver. Haja paciência para a estupidez gratuita

      Eliminar
    2. Não acho assim tão estupido caro anónimo. A Confraria, como associação de defesa de Santa Eufémia e dos de Santa Eufémia, quer culturalmente, tradicionalmente, etc., etc., deveria/deve colocar-se como parte interessada do assunto. Uma associação de defesa dos interesses de uma população não serve apenas para organizar festas e viagens. Cabe-lhe também defender os interesses da população, como em tempos fez com a ermida.

      Eliminar
  5. PARTILHEM NAS REDES SOCIAIS! DENUNCIEM.

    ResponderEliminar
  6. No meu ponto de vista não é importante, para já, saber quem nos deve defender. Acredito que quem nos representa vai interceder por nós. E aqui refiro-me obviamente também às associações existentes na nossa aldeia que penso que sejam duas.
    Importante é sabermos ao certo o que vão fazer no local e FUNDAMENTALMENTE é obrigatório mantermo-nos unidos e não começarmos a ir por caminhos sombrios onde historicamente a nossa população sempre andou. UNIÃO e INFORMAÇÃO são fundamentais.
    Saudações samarras, e deixem-se de vez de guerrinhas, uma única vez na vida unam-se pela nossa aldeia. Este fórum sobre esta temática é deveras importante, pois a suinicultura (sei por experiência própria, vivi muitos anos numa zona ligada a essa industria) é das mais poluentes para a população e ambiente.

    ResponderEliminar
  7. Os porcos vão f©#$% tudo! O nosso paraíso está prestes a ser destruído. Vão à Lameira de Cima e vejam o que vai deixar de existir. Mas venham as festas que isso é que importa :)

    ResponderEliminar
  8. vaõ destruir a nossa aldeia mas o que interessa é que não se fale muito no assunto.
    Vendo casa de aldeia localizada em Santa Eufémia

    ResponderEliminar
  9. AGORA EM VEZ DE PORCOS, PARECE QUE VÃO CRIAR E ENGORDAR VACAS, DO MAL O MENOS!!!!!

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top