Artista: Vincent van Gogh (1853 - 1890), Landscape with House and Ploughman (1889).
Tema:
A elevação desta paisagem é incomum , quase se trata de um ponto de vista aéreo. Tal ângulo pode ser visto como uma tentativa de olhar para o mundo de uma perspectiva japonesa, normal para um artista obcecado com o Japão (Vincent van Gogh era um admirador dos artistas japoneses de ukiyo-e, ficou fascinado com a forma do traço, da cor e da perspectiva e da mestria com que compunham a figura e a paisagem).
No entanto, não podemos falar da verdadeira influência, a perspectiva de Van Gogh foi individual e obtida através das suas próprias impressões. O dinamismo distinguido nesta tela é alheio às paisagens do Extremo Oriente.
A pintura tem uma enorme energia interna. As diagonais cruzadas que formam as fronteiras dos campos de lavoura e os sulcos, os contornos dos telhados, a fila de ciprestes - tais vectores criam tensão na composição, mas não ao ponto de prejudicar a unidade do todo.
É um estudo da natureza. A coloração da pintura e a acção das figuras mostram-nos que foi pintado no Outono, numa altura em que Van Gogh pintou não só no interior do hospital, mas fora dele também.
Em 1889, aos 36 anos, pediu para ser internado no hospital psiquiátrico em Saint-Paul-de-Mausole, perto de Saint-Rémy-de-Provence, na Provença. A região do asilo possuía muitas searas de trigo, vinhas e olivais, que transformaram-se na principal fonte de inspiração para os quadros seguintes, que marcaram nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas evoluíram para curvas espiraladas.
No entanto, não podemos falar da verdadeira influência, a perspectiva de Van Gogh foi individual e obtida através das suas próprias impressões. O dinamismo distinguido nesta tela é alheio às paisagens do Extremo Oriente.
A pintura tem uma enorme energia interna. As diagonais cruzadas que formam as fronteiras dos campos de lavoura e os sulcos, os contornos dos telhados, a fila de ciprestes - tais vectores criam tensão na composição, mas não ao ponto de prejudicar a unidade do todo.
É um estudo da natureza. A coloração da pintura e a acção das figuras mostram-nos que foi pintado no Outono, numa altura em que Van Gogh pintou não só no interior do hospital, mas fora dele também.
Em 1889, aos 36 anos, pediu para ser internado no hospital psiquiátrico em Saint-Paul-de-Mausole, perto de Saint-Rémy-de-Provence, na Provença. A região do asilo possuía muitas searas de trigo, vinhas e olivais, que transformaram-se na principal fonte de inspiração para os quadros seguintes, que marcaram nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas evoluíram para curvas espiraladas.
porra , logo van gogh. Calhava bem algo abstrato!
ResponderEliminarAlèm das cores garridas e do borratado defenido, um diurno provavelmente cheio de vida.
Brilhante
sabes que o vangogh era bipolar?
ResponderEliminare comeu as orelhas, exprimenta.
tinha uma casa no polo norte outra no polo sul.
ResponderEliminarGrito
ResponderEliminarcom calma, todos os bons de A a Z serão postados!
ResponderEliminargarantia.
so naquela - em que divisão da casa pendurariam o quadro?
ResponderEliminarDe frente para a cama, mandava a mulher para o quarto dos garotos e dormia com a caçadeira
ResponderEliminarNão é uma decisão facil
ResponderEliminarnão estou a ser capaz talvez pelo tamanho do quadro
ResponderEliminaré curioso não é !? não voz pareçe um quadro pequeno?
ResponderEliminar*voz - lhes
ResponderEliminarNão é por nada mas o meu vinho (caseiro ) está bem espirituoso.
ResponderEliminarTalvez seja a casa que é pequena! mas porra tem bués de estenção de terra em redor
apetecem-me moelas.
ResponderEliminarõ quadro colocava-o em cima do ecrâ da tv. Uma vez quando era pequeno vi as tardes da julia. Este quadro ficava bem no all de entrada.