A PÁSCOA-PASSAGEM (PÊSAH) DA MORTE PARA A VIDA, A “RESSUREIÇÃO DE JESUS CRISTO” É A FESTA MAIOR DA FÉ CRISTÃ.

Um Evento, Uma Festa, Uma Comemoração; levam o seu tempo a preparar e poderá ser mais ou menos demorada, trabalhosa e dispendiosa. 

Assim é com a preparação da Páscoa, Pêsah, a Festa Maior dos Cristãos, em que comemoramos a passagem da morte à vida, de JESUSCRISTO, como estava escrito nas escrituras e que tem um tempo definido para a sua preparação, a que se convencionou dar o nome QUARESMA, mas de data móvel. (Ver: PÊSSAH – PÁSCOA/PASSAGEM – 2019- Crónica neste Blog de apaulos).                                                                                “Quaresma é abreviatura de quadragésima e designa o período de 40 dias, em que os cristãos devem realizar a preparação para a PÁSCOA, a festa mais importante do calendário litúrgico cristão. Neste período, que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quarta-feira da Semana Santa, os fiéis são convidados a fazerem uma reflexão entre as suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos”.

 A Semana Santa é o período em que tudo antecede

Tríduo Pascal                                                                

Quinta Feira Santa– A Ceia do Senhor e na colina do jardim das Oliveiras, que fica diante da cidade Santa, sendo separada desta pelo vale de Cédron, aconteceu a traição e beijo de Judas, para O identificar perante os guardas que o vinham prender. O Vale do Cédron estende-se ao longo do muro oriental de Jerusalém, separando o Monte de Templo do Monte das Oliveiras. Continua ao leste pelo Deserto da Judeia. Uma das cerimónias deste dia é a Missa Crismal e a ida de todos os padres à sua Diocese de Origem, para ouvirem a mensagem do seu bispo.                                                                              

Sexta Feira Santa– Aconteceu a condenação de Jesus pelo Tribunal judaico, o Sinédrio e pelos romanos, na pessoa do Procurador Romano, Pôncio Pilatos e logo morte na Cruz a morte mais infame. Realizam-se cerimónias; Adoração da Cruz e Via-Sacra.                                        

Sábado Santo – É o dia da solidão do silêncio, até ao fim do dia, quando se dá início às cerimónias do dia, da Pêsah, da Passagem, da Páscoa da morte à vida, Domingo da Ressurreição. Após as cerimónias do Domingo de Páscoa, em muitas localidades, acontece a procissão do Senhor Ressuscitado pelas ruas das nossas aldeias, em que os sinos que se havia silenciado por uma semana, voltam a gritar acompanhando com o seu som a procissão.  

“Esta é chamada a Semana Maior porque nela se concentra e se recorda tudo o que é importante na vida.” S. Paulo sintetiza o sentido de tudo isto quando escreveu numa das cartas (Gal.2-20) ELE amou-me e entregou-se por mim, tudo o que se celebra na Semana Santa aconteceu por mim.

O” RESSUSCITADO”, COM TODO O SEU EXPLENDOR e como as SUAS promessas, são palavra de vida eterna, também nós havemos de ressuscitar.

Paulo diz-nos em: 1Cor. 15:19 “E se nós temos esperança em Cristo apenas para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. E em 1Cor. 15:21 “Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um Homem vem a ressurreição dos mortos”.                                                  O período Pascal dura 40 dias, até à Ascensão e o Pentecostes 50 dias após a Páscoa, ocorrendo esta ano no dia 19 de Maio.                                          Uma Santa Páscoa para todos, amigos e para os que lerem esta no blog “osamarra”.

Março 2024 (97 no Blog) Apaulos. 




Próximo
Este é o artigo mais recente.
Anterior
Mensagem antiga

0 comments Blogger 0 Facebook

Enviar um comentário

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top