Vai aqui ser colocada uma sondagem com a seguinte questão: Concorda com a realização de uma assembleia-geral, a efectuar na Páscoa, com o objectivo de se criar uma Associação de Protecção da Ermida Senhora das Fontes?
Pretende-se acima de tudo passar das palavras aos actos.
Já há várias pessoas disponíveis para ajudar. Nestes últimos dias tem-se notado uma agradável movimentação de vários conterrâneos em torno desta ideia.
Não podemos estar à espera que alguém faça algo por nós. Temos, de uma vez por todas, tomar a iniciativa.
Aquele espaço é único, por exemplo, para um centro de repouso. Os nossos pais podem ainda usufruir daquele espaço.
A prioridade inicial é a realização de uma reunião com todos os interessados: igreja, junta freguesia e população em geral.
Não é uma assembleia politica ou de protesto.
É apenas uma reunião a favor da Ermida.
Está igualmente a ser preparada uma missiva para vários órgãos de comunicação social, locais e nacionais, para difusão da nossa missão.

Sugestões para: amigosdaermida@hotmail.com

87 comments Blogger 87 Facebook

  1. Avante, camarada, avante,
    Junta a tua à nossa voz!
    Avante, camarada, avante, camarada
    E o sol brilhará para todos nós!

    Ergue da noite, clandestino,
    À luz do dia a felicidade,
    Que o novo sol vai nascendo
    Em nossas vozes vai crescendo
    Um novo hino à liberdade

    ResponderEliminar
  2. Estou a preparar um conjunto de fotos para o "Nós por Cá".
    Juntemo-nos então.

    ResponderEliminar
  3. deixemos as rivalidades e politiquices de parte. Comissão, junta, população e até Câmara façam alguma coisa.
    Deixemos o sofá de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  4. enquanto é tempo... Lembro que além de todo o património ao abandono no recinto da Ermida existe também um património artistico importante tal como aquela pintura na capela central. Já foi roubado património de lá, não nos deixemos derrotar.
    Yes we can!

    ResponderEliminar
  5. somos a última geração de "jovens" que tem a responsabilidade de ainda poder SALVAR este espaço tão nobre. a todos nós nos diz respeito, todos partilhámos e usufruirmos de momentos de alegria e meditação neste magnifico local que nos viu crescer sem nunca lhe prestarmos a devida reverência e atenção. somos todos cúmplices por cada pedra que tombe pelo chão. podemos fazer um recuo mental através da história, e imaginar com que propósito se fundou este tão sublime santuário? é uma acto cruel e criminoso perante esses homens e mulheres que nos legaram a sua empresa. reivindicamos que a sombra das árvores é nossa sem nunca plantar-mos uma única! coloco a questão: e se o espaço fosse mesmo pertença do Sorval?! estaria nas mesmas condições? ou de pala? duvido meus conterrâneos.
    vivemos tempos em que existem apoios financeiros (cada vez mais raros) para projectos desta natureza. para esses projectos serem concretizáveis é necessário gente com capacidade de negociação, que envolvam e dinamizem esforços com contactos para por em andamento uma obra para o bem de uma comunidade. constata-se infelizmente que não têm existido essas forças dinamizadoras ao longo dos tempos. motivos vários, é esquecer e mudar o paradigma do abandono e negligência.
    verificando-se tal cenário, todos nós comentamos que "isto não pode continuar", "é uma pena"...as lamurias de um povo castrado pela inércia de mudar.
    este debate criado neste blog, vem romper com essa postura! não querendo afrontar ninguém da sua vida privada, mas sim enfrentar e desafiar as instituições que têm o dever de zelar por esta Ermida.
    a ideia será criar uma associação ou movimento sem fins lucrativos, com a tarefa de restaurar o património deste santuário. juntar um conjunto de pessoas com capacidade de dialogo, que tenham formação e conhecimentos para abrir portas além "fronteiras". o nosso passo será o de reunir essas pessoas a debater ideias na esperança de nos ajudarem a empreender no terreno a obra necessária! a honra e responsabilidade de termos herdado este património não é tarefa fácil, vai obrigar alguns de nós a sacrifícios vários, um pouco de cada um é o suficiente para a roda a andar.
    quando anos atrás se falou num dito lar para pessoas com idade, a ideia agradou a todo mundo, muitos deles desejariam que esse projecto se tivesse feito. para outros já é tarde, tiveram que ir para as ditas casas de "repouso" longe das famílias e da seu meio ambiente. uma morte desgraçada! abandono surdo e mudo. que são os próximos clientes?

    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  6. Muito mas muito obrigado A.F.Martinho. concordo com a tua sugestão! Samarra, estas podem ser as siglas do movimento.
    cria então um mail para as pessoas poderem enviar as suas sugestões e futura análise de debate. é necessário contactos reais para se elaborar o plano seguinte!

    bem hajam a todos!

    ResponderEliminar
  7. É um começo. Não vamos agora desistir.
    É bom podermos contar com todos nomeadamente consigo caro amigo Martinho.
    Juntos sermos mais fortes e nunca seremos demais.

    ResponderEliminar
  8. Excelente ideia:

    ermidansfontes@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Caro Marinho, se permitir, vou então publicitar o mail que criou aqui no Blogue, para quem quiser enviar ideias.

    ResponderEliminar
  10. este ano não dou dinheiro para a festa.

    ResponderEliminar
  11. Nem um tostão que dou para a festa

    ResponderEliminar
  12. meus caros, já que uma vez falámos de Sandra Celas ter raízes na Santa, porque não pedir o seu apoio para a associação de amigos da Ermida? quem tiver acesso a contactos próximos, faça o favor de nos informar! era bom ter toda a gente a lutar por esta causa!

    ResponderEliminar
  13. Meus caros conterrâneos saúdo esta grande iniciativa e vejo que até em uma terra que se alimenta de conflitos e de ressentimentos bacocos, há sentimentos que a todos fazem unir.
    Diria alguém são questões de sangue ;),mas o importante é acreditar e se todos acreditar mos acredito que alguma coisa mudar e podemos ultrapassar essas questões sanguíneas.

    Deixando estas questões filosóficas para trás, que embora importantes não são decisivas, vamos passar á prática.

    O primeiro grande passo a dar é organizarmos nos, pois sem organização não vamos a lado nenhum, nem conseguimos absorver as atenções pretendidas.
    Inicialmente podemos ser 30 pessoas a querer fazer e todas elas devem contribuir, mas é necessário existir coordenação.
    Coordenação de informação e de contributos.
    Coordenação de organização.
    Na primeira para que haja uma fonte central de informação para que todos possamos recorrer e expelir o que pensamos com o melhor intuito de ajudar nesta campanha.
    Na segunda para que as coisas sejam bem organizadas e não sejam feitas em cima do joelho, exempli gratia: este pequeno evento inicial que pretendemos organizar se não for de tal maneira penetrante na nossa pequena sociedade, deitará por terra todos os futuros esforços e cortará o tesão do mijo a muita gente inclusive a mim talvez.

    Este projecto é um apelo ao nosso brio, nada deve ficar abaixo da excelência, porquê? Porque o que nós queremos fazer na Ermida cria a necessidade de recorrer a muita gente que nem sabe do que estamos a falar e que só nos ajudará se mostrarmos rigor excelência e perseverança nos nossos objectivos.

    Na coordenação da informação devem ser responsáveis os administradores do Samarra, por todas as provas já dadas de gestão de conteúdos neste Blogue.

    Na coordenação da organização encontro no Cônsul uma pessoa com grande vontade, um ideólogo em prol da sua terra que conseguiu aqui consertar muitas vontades.

    Relembro menos que a excelência nesta nossa organização não nos garante a vitória do nosso intento, sempre que me contentei com menos do que a excelência deu barraca não quero correr esse risco outra vez.

    Vamos lá fazer alguma coisa! Basta de inúteis.

    ResponderEliminar
  14. Estimado anónimo, muito obrigado pela mensagem de apoio e da referência ao meu "nome" para a coordenação deste movimento. quero desde já referir que o efeito bola de neve é desejável para que pessoas como o senhor(a) nos apoiem incondicionalmente, visto que este tema é sensível e fraturante toca em preconceitos e tabus acumulados ao longo de gerações. vozes contrárias surgirão com intervenções assumidas ou camufladas, está na génese da nossa existência. o difícil é realmente todos se mentalizarem que o desejo e a vontade é mais forte do que nunca!ânimo e positivismo. a mensagem tem de passar para a própria comunidade, dentro das famílias, envolverem-se sem politizar (erro crónico) e sem eclesiologia fútil. sonhar! sim sonhar também faz parte da nossa existência, um pouco doçura. para amarga já basta a vida como alguém disse. o bom era que todos chegássemos a um consenso com as pessoas que por teimosia ou outra patologia humana não vêm a evidência do caos! bom seria que este próprio movimento tivesse a sua sede na antiga casa paroquial por exemplo. eu sei estão em tribunal. resultado? uma comunidade a auto-destruir-se! não usufruindo do que é parte do seu "corpo esquelético". espero que tudo corra em favor do todo e não das partes.
    em relação à nosso desígnio com a Ermida, é deveras chocante, é um sacrilégio para utilizar a linguagem que lhe pertence. é necessário fazer sentir às pessoas o mal que se transmite com aquelas ruínas, é uma fonte negativa que nos faz mal sem nos apercebermos. a imagem que transmitimos como povo é no mínimo hipócrita e pobre. quando alguém nos pergunta de onde somos todos nós dissemos com algum prazer e orgulho que somos de Santa Eufêmia, e temos um lugar fora serie para vos mostrar! quando chegamos ao sítio com os nossos convidados é frustrante e vergonhoso aquilo que lhes mostramos. rodeia-nos a falta de respeito e humildade de assumirmos a derrota cobarde e negligente do abandono de tão bela obra nos legaram. é mais ou menos assim que me sinto. evitamos até de parar e visitar aquele monumento. esta foi a parte sentimental e emocional da coisa.
    agora a prática:
    estou com mais alguns elementos deste blog a tentar estratificar uma ordem de trabalho com propostas para que na Páscoa, possamos transmitir de uma vez por todas que é necessário mobilizar as forças vivas da aldeia. seleccionar uma serie de pessoas com poder de intervenção, que transmitam confiança, respeito, saber, e acima de tudo vontade de nos erguer-mos com orgulho e fidelidade daquilo que é nosso!


    saudações Samarras

    ResponderEliminar
  15. Atenção :não ler,não pensar,não julgar,não concluir,
    não decidir ... tudo num só momento, agora.
    Isto não é uma colher de chá com mel!
    O "património" cultural, arquitetónico, histórico ...
    de S.E e Ermida - que o prezado amigo "Consul" designou, e muito bem, de "corpo esquelético" merece a participação
    e o respeito de todos. Julga-se que poderemos aspirar a
    um "nível de excelência"(citação do amigo anónimo acima) ajustada à região.A partir dos anos 60,as novas gerações
    apostaram na emigração e na formação literária e respec-tiva qualificação profissional. É este também o patrimó-nio actual que S.E. pode e deve dinamizar em seu favor.
    A restauração e qualificação da zona da Ermida,onde já podemos observar alguns contributos positivos, é talvez o
    nosso maior potencial e desafio hoje. - Os blogs podem
    ajudar muito na expressão e na coordenação de ideias e de iniciativas. É estar em reunião contínua ( online ).
    A.R.

    ResponderEliminar
  16. PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
    DA ERMIDA SRA. DAS FONTES

    1ªEMISSÃO Dez. 1997 - via hierárquica : enviada à
    Diocese,Câmara Municipal e Comissão F.da Igreja

    2ª EMISSÃO Abril 2001 - via comunitária
    distribuídos 40 exs. à população de S.E.

    3ª Emissão Nov.2005 - desenhos de alçados e concreti-
    zação de ideias. Enviada à Diocese e à Comissão F.
    da Igreja.



    PLANEAMENTO : divisão em 3 áreas autónomas

    A - ÁREA RELIGIOSA : recintos de entrada,capelas,torre e
    r/c do Eremitério (lado D.)

    B - ÁREA RESIDENCIAL : eremitério e cerca menor,adquirin-
    do terreno nascente, que antes pertencera à Ermida.
    Neste espaço seria a entrada principal de autocarro
    e carro, construindo uma banda de quartos(tipo motel)
    para excursões.

    C - ÁREA AGRO-PECUARIA : cerca maior, destinada a um
    "parque zoológico" especialmente da reserva animal da
    região, e à produção biológica de carne de consumo.


    GESTÃO : Área A ( Gerida pela Comissão de F.Igreja )
    Área B ( " por Empresa privada )
    Área C ( " por Empresa privada com pro-
    tocolo com o Ministério do Ambiente )


    RESPONSABILIDADES

    . Tutela e supervisão da Comissão de Fábrica da Igreja
    Paroquial de S.E, enquanto " pessoa júrídica " em re-
    lação ao "direito de património".

    . Comissão Administrativa da Ermida : gestão autónoma
    com poderes de instalação de infra-estruturas (*),
    promoção, coordenação de actividades, gestão de pro-
    tocolos.

    . Junta de Freguesia : gestão de espaços desportivos e
    culturais na zona ; favorecer o ajustamento dos vá-
    rios interesses públicos e privados na zona da
    Ermida.


    (*) - Aprovada uma proposta ( vontade da maioria dos
    Eufemienses ) a instalação poderá ser precedida
    pela contribuição livre de todos nas diversas
    dimensões ( arquitectura, direito, designer, bio-
    logia, engenharia / construção civil, história,
    cultura, etç... ) ou, de início, a Comissão Admi-
    nistrativa aceitar "projectos" de entidades pri-
    vadas dispostas a investirem conforme a proposta
    mais desejada pelos samarras.

    Aceitam-se sugestões, críticas, complementos ...
    Juntos, nossos olhos poderão ainda ver uma promessa.
    Saudações samarras A.R.

    ResponderEliminar
  17. Estimado A.R, bem haja pela sua participação neste tópico tão interessante para as nossas gentes. estamos a reunir contactos dos mais variados quadrantes para criar uma base homogénea de acção. todas as sugestões serão válidas para se analisar e discutir a sua aplicabilidade. concordo consigo quando diz que este é um processo moroso e delicado, mas refere com primazia o papel preponderante do potencial humano da nossa comunidade!
    sugiro-lhe o favor de nos deixar o seu contacto de mail e tlm no endereço acima referenciado.

    Saudações Samarras

    ResponderEliminar
  18. Gostaria de salientar que não é nosso objectivo criar ou substituir a acção de qualquer instituição já existente, e muito menos dividir ou criar atritos que só nos têm afastado e afundado em abstracções estéreis. a proposta de diálogo chegará a todos! a nossa pretensão será a de criar um grupo de pessoas unidas por a mesma causa, a Ermida! esse grupo de pessoas poderá ser sob a forma de associação ou então como uma CONFRARIA de amigos da ermida, com o objectivo de recrutar todas as pessoas locais e forasteiras que queiram envolver-se nesta digna missão de restaurar a imagem de valor e elevação deste santuário que tanto lhe é devido! devemos-lhe generosidade.

    Bem hajam

    ResponderEliminar
  19. Acabo de chegar à casa,inspirado p.cervejola na tasca da
    cruz . zás, já é. vou pertencer à CONFRARIA da sopa que os ermitões davam aos ciganos no cabanal da ermida. Mas
    pelo que vi na TV tenho de ter carcanhó para vestir 1 capote à maneira e 1 grande cruz no peito. Vou ver se convenço os da confraria a usarmos a çamarra, poi ainda
    existe a do meu bisavô, embora já sem pelo, como a ermida
    que já está fora duso.

    ResponderEliminar
  20. não precisas de carcanhó nenhum, precisas de vontade em participar e ajudar! a indumentária é uma ideia boa faz parte da nossa cultura.

    ResponderEliminar
  21. PARABÉNS PELA DEFESA DO PATRIMONIO DA NOSSA ALDEIA!!!!!
    CONTEM COMIGO.

    ResponderEliminar
  22. Fico feliz por constatar a boa vontade generalizada de todos os intervenientes e a vontade tão grande de fazer que até há quem já idealize projectos administrativos, sinceramente os meus parabéns.

    Não quero com isto dizer que a forma futura de uma dinamização da Ermida seja esta, mas julgo ser um contributo válido.

    Foi aqui sugerida uma forma de associação para a defesa do nosso património que julgo ter pernas para andar e essa será a primeira prioridade, será necessário ainda caminhar muito antes que possamos correr, mas se o entusiasmo continuar assim será certo que vamos conseguir.

    A única coisa que me perturba é o facto de durante tanto tempo só existiram impasses e não vi vontade em fazer seja o que fosse, preocupa me que essas forças obscuras ainda andem por aí, mas vamos ultrapassar esses obstáculos também.

    ResponderEliminar
  23. Lá tenho de ser católico para ser sócio da Confraria.
    E logo ir para a Casa do Padre, que deverá estar bem benzida e com bons espírtos. Vai ser de gritos!
    E se fundasse a CONFRARIA DOS CEIFEIROS E PADEIROS com sedes nas 3 eiras e o forno ? Sabem onde era a "eira grande",onde se fizeram tantas malhas e rolheiros ou não sabem já o que isso é?
    Avanti camaradassamarras.!!! Que grande golpada!!!!!!!

    ResponderEliminar
  24. JA NAO PRECEBO NADA DA CONFRARIA. SERA QUE TENHO DE MECASAR Ó FELISBELA ? E EU QUE SÓ QUERO NAMORAR !!!
    MAS PONHO 1 CONDIÇÃO.RECUPERAR OS TERRENOS DA CONFRARIA
    DA LAMEIRA DEBAIXO, E DAREMME LÁ 1 TALHÃO E NA ERMIDA A
    EXPLORAÇÃO DA ÁGUA.FIQUEM DESCANSADOS, CALMOS,NÃO QUERO
    AFRONTAR NINGUEM E A ÁGUA A VENDER VAI SER BARATA.
    COMBINADO ??? - CONTRATO FEITO.

    ResponderEliminar
  25. as observações menos capazes de intervenção e observação serão postas de lado.
    Confraria é uma reunião de frades, do latim Fratres, significando irmão. É uma irmandade. Portanto, é um grupo de amigos que se reúnem dentro de um relacionamento fraterno para estudarem, comentarem, desenvolver um objectivo comum. ninguém tem de pertencer a qualquer religião, partido ou organização especial!
    compreendo perfeitamente a surpresa e a perplexidade da designação. mas não me intimida a falta de audácia ou ousadia de de alguns intervenientes, existem posições contrárias em toda a parte, não fugimos à regra. contudo, o andamento da ideia para nosso espanto, está cativar a disponibilidade das pessoas contactas, e que essas sim têm a devida credibilidade e capacidade de rumar contra a ortodoxia vigente! é pois para eles que nos direccionamos com muito respeito e humildade. o nosso propósito não é o protagonismo fácil, mas antes um DEVER cívico de não embarcarmos em paleio ostracizado. será um espaço plural de homens e mulheres que queiram contribuir para salvar o nosso património ao serviço das pessoas, criar bem estar!ninguém impõe nada a ninguém!
    caso a iniciativa não se consiga (o que duvido) concretizar e desenvolver, lamentamos, mas pelo menos tentamos sair da anestesia embrutecida em que alguns teimam em viver.

    como diz uma canção: "são coisas da vida, que só se podem ver ao longe."

    ResponderEliminar
  26. estou a tomar o café.o protagonismo do Consul no seu DEVER,leva-me a por em debate, quando ontem li a proposta
    do AR. O Consul é um ás de copas, que gosta de reunir com
    seus confrades, tomar colheres de chá (para as madames) e
    sopas com conhaque DOC de Pinhel ( para os homens).
    O AR.pretende ser um ás de espadas, guerreiro,com as suas
    imaginações de tipo D.Quixote, mas ao mesmo tempo com uma
    capacidadede de planeamento fora de série. Para onde me hei-de virar ? Confraria ou D.Quixote? Ou para o humor graçola de outros comentaristas ? Isto está futricado, como dizem os meus conterrâneos. Valorizar a imagem da
    Ermida com reuiões de salão ou na casa do padre,parece propaganda de farmácia : boa publicidade para esconder
    um mau produto, neste casso, um produto arruinado, fora de prazo. Mas, a Grande Babilonia ( Lx.) oblige. E´hora
    de ir trabalhar, senão sou futricado pelo patrão. Xau!

    ResponderEliminar
  27. aproveita e vai à farmácia e pede um de glicerina. és uma pessoa maldosa o que não te faz bem nenhum à saúde. vira-te para a parede.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo, ou Anónima. Se consegues fazer melhor, pelos visto perece-me que sim, porque não dás tu uma ideia e tomas uma iniciativa? Não te dá jeito? Não queres saber? És do Sorval?
    És o exemplo do que tem acontecido, até hoje, lá na aldeia. Até gostavas de ver a ermida conservada e valorizada mas como as coisas estão é impossivel tal coisa. Pensas tu. Pensas mal.
    Vai lá trabalhar.

    ResponderEliminar
  29. Deixem-nos sonhar. Enquanto isto deixem lá os meninos ou meninas tomar o café enquanto pensam no fracasso da iniciativa.
    Então e se fizermos um "carnaval" na tua casa já alinhas? Já te agrada?
    Mestes acanhadas e tolas.

    ResponderEliminar
  30. que burguês o senhor, mas um reles empregado pelos vistos. é contra iniciativas que dinamizem uma ideia. infelizmente para vós, já não nos param!!!!não jogamos às escondidas. é bom que venham debater, mas com nível senhores e senhoras.

    ResponderEliminar
  31. Bom dia a todos, não vou perder muito mais tempo a explicar que isto não é um projecto individual, mas sim uma causa justa e digna de um grupo de pessoas que chegaram a uma idade em que já não compactuam com um passado gasto e ruinoso. para não dizer parasita, que são seres muito peculiares na sua natureza. a nossas forças vão volto a frisar, para essas pessoas dispersas, e que ao serem contactas manifestam uma alegria genuína em nos ajudar, estão a prontificar-se com a sua presença e experiência de vida, para nos ajudar a criar uma "chave" que nos abra a porta de um futuro mais saudável e harmonioso com aquilo que nos rodeia. como disse um interveniente: "A única coisa que me perturba é o facto de durante tanto tempo só existiram impasses e não vi vontade em fazer seja o que fosse, preocupa me que essas forças obscuras ainda andem por aí, mas vamos ultrapassar esses obstáculos também." pelos vistos existem mesmo. mas um muito obrigado a eles também, dão-nos forças e união para os ignorar nessa postura retrógrada. constato também que a votação tem uma margem significativa de apoiantes do sim, o que nos faz sentir que estamos no bom caminho. não se preocupem com a minha pessoa, não desejo nenhum lugar de iluminado, basta-me conseguir-mos reunir uma plateia de gente capaz com postura, carácter, ambição misturada filantropia humanista, para me sentir realizado e dar por concluída a minha participação. a partir daí vai ser a população a debater e escolher o seu futuro para com a sua interligação com a Ermida e o seu potencial gerador de bem-estar!
    falou-se em D.Quixotes, também esses como os Sanchos Panças têm lugar no debate. não existe uma exclusividade no diálogo, talvez por isso crie um certo pavor ao sentirem-se pela primeira vez confrontados por um movimento de pessoas que frontalmente e educadamente os vão por à prova!
    para terminar, quero agradecer a todos os que estão por detrás deste movimento a coragem de lutar contra as adversidades que possam surgir. um anónimo falou de uma samarra do seu bisavô já gasta pelo tempo. creio que esse teu antepassado teria muito orgulho e prazer em que a vestisses por uma causa tão digna! espero não ficarmos também gastos com o tempo já perdido!

    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Ó reles empregado alfacinha do café,que nem sabes ita-liano. para dizer adeus, escreve-se CIAO, palerma. ou o teu nome é do detergente? tens a mania de querer limpar sem bassoura. Então o AR é fora de série ???? deve ser aleemão,pois segue o pensamento nazista de Aushwitz (Polónia): o trabalho liberta-vos! parrece um samarra que mija fora do penico e muito à frente. Coitado, deve sofrer muito. AR,sê persistente e apresenta a quinta emissão da tua proposta de restauração da ermida em 2015. Talvez ainda esteja actualizada.
    Teu vizinho samarra alfacinha

    ResponderEliminar
  33. Acordei hoje com uma dor de cabeça por causa da escolha
    entre áz de copas e o áz de espada.Porque está frio e
    chuva, pedi dispensa de trabalho e fui à médica de família e apresentei a minha confusão.
    Ella respondeu : meu paciente, as Confrarias são como
    alguns remédios e unguentos da farmácia ; se não fazem bem, tb. não fazem mal.

    ResponderEliminar
  34. Vento,chuva e frio de rachar e de bater o dente!!!!
    Como o Samarra anunciou que 2ª feira havia melhorias,
    pensei ir fazer a poda. Mas assim,nem com samarra.
    F-da-se! Já ando cá com una carga de dores nos ossos.
    Eu não sou citadino, sou rural e temos vivido como
    num campo de concentração de Ausxevite . Lá fora, vai
    passar o Tonhé e... "olha o gajo! An,An,An. .. Iu.. Ai!
    Isto é Sibera! ... UHN .. Uhn!" - Afinal, não é, não
    é na Polónia, mas na Rússia. Então, nosso campo de con-
    centração é na república socialista do Socras.
    Quanto à poda deixo para a Páscoa : os irmãozinhos da
    Confraria vão ajudar-me . Tragam endomentária apropriada
    para não se desculparem que vêm da cidade. Fixe. Desde já,bem hajam, muito e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  35. É estranho haver aqui pessoas que fazem comentários contraditórios como se tratassem de várias pessoas distintas!

    Ass: D. Pedro Afonso 1204

    ResponderEliminar
  36. "Atenção :não ler,não pensar,não julgar,não concluir,
    não decidir ... tudo num só momento, agora.
    Isto não é uma colher de chá com mel!"

    Tem que se começar por algum lado caro AR.
    Ninguém pretenderá certamente fazer tudo num dia.
    Será o primeiro dia da nossa batalha.
    Há quem prefira estar sentado a troçar desta iniciativa.
    Estes não são necessários.
    É possivel que não se consiga nada com a iniciativa. Isto é certo. Mas mesmo assim prefiro arriscar e apoia-la para um dia poder dizer: valeu a pena. Conseguimos. Isto, está claro, sem qualquer vaidade mas com muito orgulho de pertencer a este movimento e à comunidade Samarra.
    Saudações.

    D. Pedro Afonso 1204

    ResponderEliminar
  37. Sim nota se bem que á um gajo a tentar passar se por muitos.

    Pensei que esses gajos já não vinham ao blogue, prometeram.

    ResponderEliminar
  38. são os de dupla personalidade. esses acabam sempre como os sauxescos.

    ResponderEliminar
  39. Amigos conterrâneos,
    Saudações samarras.


    - Depois de ter apresentado a "proposta de restauração
    e requalificação da zona da ERMIDA, num processo
    aberto como o BLOG "SAMARRA", todos não seremos
    demais.

    - Com surpresa, vejo-me envolvido em insinuações,
    algumas com humor, mas outras de mau gosto para um
    diálogo : "alemão","pensamento nazista","D. Quixo-
    te".

    - Embora apreciando o humor de alguns anónimos, o
    assunto ERMIDA é sério demais, urgente demais para
    ser adiado, e da corresponsabilidade de todos.
    Desviarmo-nos para a desvalorização ou para o ridí-
    culo é prolongar o processo de morte da ERMIDA.

    - A minha postura é de união e terei sido o 7º ou 8º
    votante do "SIM". Além disso,se os compromissos
    públicos e pessoais me derem disponibilidade para
    estar presente na Assembleia geral, lá estarei com
    todo o gosto.

    - De facto,ao longo dos 12 anos anteriores - tempo de
    impasses, de silêncios, de contradição das minhas
    mais esperançosas expectativas - sofri por uma boa
    causa. Pode ser que neste ano de 2010 haja uma res-
    posta positiva. Chamem-me D.Quixote... ele repre-
    ta a paixão por causas nobres. Libertai tb. as
    vossas eenergias positivas, pelos vistos existentes
    com abundância nos SAMARRAS. Não ao desperdicio. O
    ambiente social de STA. EUFÊMIA AGRADECE. A.R.

    ResponderEliminar
  40. Carissimos eufemienses!
    Parabenizo-vos pela brilhante iniciativa e, desde logo, quero caminhar convosco nesse belo exemplo de civilidade e cidadania.
    Tempos atrás protestei pela excrecência de material turístico, publicado em Pinhel, que colocava a Ermida como possessão do Sorval.
    Claro que não é momento para qestiúnculas, mas a Ermida sempre pertenceu e pertencerá a Santa Eufêmia e, endossando as palavras do Sr. Cônsul, nossos antepassados devem estar envergonhados por termos dixado chegar a tal caos o pedaçinho porque tanto lutaram.
    Sejamos, todos, adultos, cidadãos e unamo-nos nessa luta que é de todos os SAMARRAS.
    Vou contactá-los, no correio eletrônico (sou avesso a anglicismos).
    Esmorecer jamais!
    Separar o joio do trigo, sempre!
    Os que se arreganham de iniciativa tão nobre, nõ merecem ser tratados por samarras.
    Sudações samarras.

    ResponderEliminar
  41. Caro Samarra do comment anterior, não teria dito melhor quem está, está, quem não está qe se f...

    Alertei á alguns comentários atrás para esta unanimidade caprina, sabendo eu, porque conheço o meio, que existiriam mentes assoladas por pensamentos sombrios em relação a tudo que pode evoluir e a tudo que pessoas de boa fé podem fazer em prol da comunidade, com receios baseados na falta de alcance de poderem acompanhar o dinamismo daqueles que querem dar sem nada receber.

    Não porque somos desprendidos de ambição e de vontade de ganhar, mas porque da nossa terra Samarra só queremos condições para que nos possamos sentir bem e com orgulho de lá voltar com amigos e com família.

    A minha vontade é a de ter uma aldeia aprazível com contextos que nos permitam a todos sentir bem quer aos que lá vivem, quer aqueles que não vivendo lá são tão Samarras como os outros.

    Acredito que ao longo desta longa caminhada muitos percalços surgiram,mas não desanimem, não há ideias nem projectos idealizados de forma exacta nem propostas individuais concisas do que se pretende, o que existe é uma grande vontade da parte de muita gente, sendo essa gente que no local próprio irá decidir o que quer fazer do seu património, que como alguém disse, tem sido criminosamente votado ao abandono.

    Até lá, julgo que o facto de irmos trocando ideias ou opiniões concretas sobre o que se pensa em prol da Ermida da Nª Sª das Fontes é bastante positivo. Pois não se trata de um projecto que alguém quer reivindicar, mas sim, de um projecto comum, de todos, onde todos possamos dizer, eu estive lá e ajudei.

    Recorrendo á vulgaridade " Yes We Can"

    Acreditem

    ResponderEliminar
  42. Conterraneos Samarras..

    Espero encontralos com positivismo, pela boa vontade atrás mencionada estou convencido pela positiva.

    Estão de Parabéns pela iniciativa.

    Quero apenas relembralos que para além de alguns elementos menos presentes ou com visitas mais esporadicas a Santa Eufêmia estamos atentos a este ultimo acontecimento e louvamos o facto de alguns interesses e atitude positiva pela nossa aldeia.
    Estão desde já de Parabéns pela iniciativa e quero informalos que têm o nosso apoio.
    Vamo nos mantendo atentos ás iniciativas e se possível alguns ou algum de nós vamos estar presentes.

    Até lá Boas novidades e um bom discurtinio nesse dia, não se esqueção que é para o povo que lá vive acima de tudo...

    Continuação Samarrenses.........

    ResponderEliminar
  43. XAU,onde estavass às 22,reles empregado e burgês? o t.
    tlm. só fazia pipi.ou estavas voltado para aparede por
    teres enfrascado a glicerina? Acabo de chegar da night no Pib da Travaesa. Pela ótima receção no Samarra,agora
    sou eu que digo Xau. Lá o clima é demasiado frio e o AR
    sério e grave para o meu gosto. Na Páscoa,é coisa a com-
    binar,meu. Tu, como burguês e reles empregado, deves vol-
    tar para a tua escola da 4 classe,ou como alternativa irs
    para os Despejos. Eu,não.Olha,leva J.Steiner que deveem etar a precisar.Xau/ZXau. S. alfacinha (lição para corigires os erros)

    ResponderEliminar
  44. TOMO NOTA,SAMARRA. tENS APENAS PODER EXECUTIVO E ISSO JÁ
    É OTIMO.

    fUI ABORDADA PELO xAU SOBRE O QUE ESTAVA A SER DITO NOS
    "amigos da ermida". cOMENTÁMOS QUE POUCOS ALFACINHAS es-
    tavam a seguir este assunto. é pena!... pois deve ser do
    interesse de todos os SAMARRAS e não só.

    tAMBÉM É PENA QUE NÃO TENHAM APARECIDO COMENTÁRIOS SOBRE
    A PROPOSTA CONCRETA DO ar. ... ficou apenas no ar!!!! e
    o vento dos últimos dias levou-a . FOI COM O VENTO !!!!!!

    Mas como é ? ... ninguém pensa? ... ninguém quer ?....
    Isto será tudo "béu, béu" - "fachada" ???????????????????

    da minha parte eestou entusiasmada ! Prometo que vou pen-
    sar falar com UM BIÓLOGO amigo e a QUERCOS sobre as con-
    dições de instalação do tal " PARQUE ZOOLÓGICO" . Rodeada
    pelo cimento de Lisboa, agradar-me-á ver os animais da-
    quela região, não enjaulados em abrigos, mas com espaço para saltar, correr, fazer amor ao ar livre, pastar.
    É CERTO, A CERCA MAIOR, GRANDE COMO É E COM ÁGUA COM FAR-
    TURA, meu caro AR., ESTÁ A SER TAMBÉM UM DESPERDÍCIO.
    / MARIANA /

    ResponderEliminar
  45. Mariana, és uma desenvergonhada. Só por animais anda-
    rem a fazer amor livre na Ermida e mostrarem outras coisas da noite ... eu reprovo essa ideia do "Parque
    Zoológico". Ou então, obrigá-los a fazerem tais coisas
    dentro dos abrigos, em horas escuras. - Rosa do Adro

    ResponderEliminar
  46. Quero agradecer a visita e participação da senhora Mariana.
    de referir que os nossos conterrâneos de Lisboa, e não só, estão a ser informados acerca deste projecto. a sua receptividade tem sido muito afável. temos já pessoas contactas e confirmadas para este evento. brevemente, surgirão informações mais concretas sobre o assunto, tenham paciência em aguardar esses resultados. estamos a trabalhar continuamente.

    Bem hajam

    ResponderEliminar
  47. Percebi a mensagem do Samarra. Após o Apocalipse da Guerra Mundial, pergunta-se ... " haverá novos céus e
    nova Terra? . A posição da Rosa do Adro diz que não.
    Afinal, ela tem pouca fé e esperança. ... ZÉZÉ ...

    ResponderEliminar
  48. XAU responde aos amigos
    ó catedrático " samarra alfacinha",nunca ouvi falar no
    tla Steiner. Pelo menos não trabalha no meu Escritório.
    Estás proibido de dizer Xau . Aguenta-te,nem que seja nos Despejos. Vibendo aqui, no burgo de Lisboa, sabes bem
    que onde há humanos, há lixo. Quantos contentores são
    precisos. Isto passou a um grande negócio.
    Mariana, gostei... sem mais comentários, porque senão
    sou futricado pelo patrão. Apesar de burguês, reles empregado,vou ver se ainda chego a horas . XAU

    sp.- boa,ZéZé !

    ResponderEliminar
  49. mARIANA ÉS quadrupede prcisas de espaço para os pinotes. tira essa estupida ideia do cabresto. vai pastar para a farleira.

    ResponderEliminar
  50. Caro AR,
    Pode assinar como zeze, mariana, rosa, xau, figueiró, etc. O que bem entender.
    MAs não acha uma bocado maníaca e demente essa sua implicância por tal iniciativa?!
    Quase que tinha algum humor se realmente o tivesse.
    Mas se tal lhe dá gozo, não ligue ao que acabo de escrever.
    Um orgasmo é um orgasmo. Venha ele de onde vier.

    Ass: D. Pedro Afonso 1204

    ResponderEliminar
  51. Caros amigos já reparam que nos últimos tempos se juntou a nós um débil mental convicto?
    È este tipo de pessoas que tentará boicotar o nosso projecto, á procura de um protagonismo fácil e com intuito concreto de ridicularizar uma iniciativa.
    Nós sabemos que uma pessoa pode assumir várias entidades aqui no Blog, será fácil ver essa personagem errante (que por sinal é muito parecida com uma nossa conhecida) assumir uma postura de escárnio nos seus comentários com diversas identificações.
    Fica a saber, apesar de sofreres do síndroma de múltiplas personalidades, ÉS SÓ UM, NÓS SOMOS MUITOS.

    ResponderEliminar
  52. o tempo desses já passou. passé! au revoir goodbye Auf Wiedersehen nao deixam saudades nenhumas!

    ResponderEliminar
  53. Vamos manter a elevação neste post, a Ermida merece todo o nosso respeito, consideração e seriedade.
    É incrível como pessoas adultas acham este assunto motivo para brincadeiras.

    Todas as opiniões serão respeitadas.
    Excepcionalmente, porque se trata de um assunto deveras sério e importante, a falta de educação será censurada.

    ResponderEliminar
  54. não temam nada.
    ninguem parará esta corrente.

    ResponderEliminar
  55. Concordo com muito daquilo que aqui foi dito.É um assunto demasiado importante para se brincar com ele. É de louvar esta iniciativa e tentar levar o projecto de recuperação a bom porto. Todos ficaremos a ganhar. Sou uma samarra também interessada em poder participar, dentro dos meus recursos, na recuperação deste magnifico espaço.Queria apenas pedir para irem colocando mais informações sobre a tal reunião a agendar para Abril.

    ResponderEliminar
  56. Estimada samarra, a reunião será Sábado dia 3 de Abril. local e hora a confirmar posteriormente.

    ResponderEliminar
  57. Tal como o SP, apelo ao bom senso de todos, no que diz respeito às opiniões neste post. Aceitam-se todos os comentários que sejam úteis. Quer os que estão de acordo ou não com a iniciativa.
    Não enveredem por insultos ou devaneios disparatados.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  58. …faz parte de todos nós esse espaço…

    …todos nós comungamos uma historia…uma lembrança…enraizada na saudade do já vivido e partilhado…cabe a cada um de nós uma atitude digna de respeito… de respeito pelo legado deixado…e de rubor pelas atitudes ignóbeis dos mais presunçosos…desses não carece a sociedade…nem hoje nem amanhã…desses o infortúnio do saber e ética moral

    encarregar-se-à o suicídio psicológico…existencial…o choro silencioso dos amargurados…

    ...simplesmente nobre e meritórias as palavras e a erudição do “Cônsul”…numa tela de fundo onde todos somos os principais personagens…onde o orgulho e afectação do que nos pertence…do que nos mantém reminiscências da nossa identidade cultural e pessoal merecem toda a dedicação…toda a defesa….



    …meramente supérflua a inaptidão dos socialmente incapazes de convivência intelectual…os quais…não conseguem partilhar um outro “quadro” pela incongruência da mediocridade …



    …sim “Cônsul” …contigo rebenta a esperança de uma luta conjunta de orgulho e paixão, pela dignidade e defesa de uma Ermida guiada de volta ao calor da vida….



    …a todos os outros…não transpirem a desesperança o que não conseguiram honrar e defender como homens…

    ResponderEliminar
  59. Samarra alfacinha, conclui :
    afinal..."nem sarcasmo, nem brincadeira..."

    . SAMARRA , cuida da liberdade de expressão !

    . SP., onde está a falta de educação ?

    . Pelo lado do Samarra Alfacinha, estão a tirar-me o
    " direito de ter identificação própria" . Recuso
    ser despersonalizado. A Moura Guedes diria que
    é crime.

    Já não sei onde está a "ORTODOXIA" ( as coisas
    continuarem na mesma como antigamente ) e o OS-
    TRACISMO ( condenar uma ideia,silenciá-la, e
    mandar para as ostras, isto é, exilar para
    uma ilha, não a Madeira mas o Tarrafal em C.Verde,
    o seu autor.

    reveja os comentários dos últimos tempos, pf.

    ...vai á farmácia e pede um de glicerina ...és uma pessoa
    maldosa.
    ...és do Sorval?
    ...mentes acanhadas e tolas
    ...que burguês ... reles empregado
    ...essas forças obscuras ainda andam para aí
    ...são os da dupla personalidade
    ...és quadrúpede
    ...maníaca e demente essa implicância por tal iniciativa
    ...nos últimos tempos juntou-se a nós um débill mental
    convicto

    Contra provas, não há argumentos!
    Houve julgamentos sumários arbitrários !

    ResponderEliminar
  60. Estimado(a) anónimo, a brandura da sua escrita transmite-nos serenidade e harmonia.
    quero agradecer-lhe verdadeiramente o seu apoio a esta causa. o meu "nome" é contudo secundário. quem realmente vale como força e merece todo o nosso brio, são as pessoas como o senhor(a), que nos fazem acreditar, que não estamos isolados nesta luta. precisamos de todos!somos um "exercito" que precisa dos seus "generais" para vencer esta nobre "batalha".

    Abraço Fraterno

    ResponderEliminar
  61. Já está escuro. Todos precisamos de acender a luz,
    pelo menos com lâmpadas de 100 Volts.

    Convidam-se todos os "misteriosos samarras, famosos habi-
    tantes( e não só !... ) de SANTA EUFÊMIA" a reverem-se
    ao espelho. Mas não façam a pergunta da "rainha má" da
    Branca de Neve : "espelho meu, há alguém mais bela do que eu? ".

    Afirmar o valor, a extrema necessidade e oportunidade
    da iniciativa da Assembleia Geral dos samarras na Páscoa para o assunto ERMIDA SRA. DAS FONTES, já marcada para 3 de Abril próximo , é evidente para todos. Isso é indiscutível.

    Mas, de acordo com o SAMARRA, responder a outros com e passo a citar "insultos e devaneios disparatados "
    mostra que não estamos suficientemente habilitados para
    administrar causas comns.

    É esta uma pequena amostra a dizer-nos porque é que
    as coisas não avançam.
    Samarra Alfacinha

    ResponderEliminar
  62. Como se Morre de Velhice

    Como se morre de velhice
    ou de acidente ou de doença,
    morro, Senhor, de indiferença.

    Da indiferença deste mundo
    onde o que se sente e se pensa
    não tem eco, na ausência imensa.

    Na ausência, areia movediça
    onde se escreve igual sentença
    para o que é vencido e o que vença.

    Salva-me, Senhor, do horizonte
    sem estímulo ou recompensa
    onde o amor equivale à ofensa.

    De boca amarga e de alma triste
    sinto a minha própria presença
    num céu de loucura suspensa.

    (Já não se morre de velhice
    nem de acidente nem de doença,
    mas, Senhor, só de indiferença.)

    Cecília Meireles, in 'Poemas (1957)'

    ResponderEliminar
  63. não nos desviemos do nosso objectivo.
    Isto é que alguns querem.
    Ignorem por favor essas provocações.
    Dêem valor a quem o tem. A quem se preocupa com o nosso património.
    Agora é impossivel parar.

    D. Pedro Afonso 1204

    ResponderEliminar
  64. Dans l'affaire en cause,
    L'important (?), c'est l'ERMIDE
    Pas toi ou l'autre ou moi-même. À bientôt!

    ResponderEliminar
  65. Quando é que cpmeça a haver ideias reais para a recuperação da Ermida, como é que se vai recuperar os edificios? o que se vai fazer lá? ou voçês são só líricos?

    ResponderEliminar
  66. Vai à reunião que já vês. Prefiro liricos a resignados.

    ResponderEliminar
  67. 3ª PARTICIPAÇÃO DE A.R. - (1ª parte )

    - Tendo o "Samarra Alfacinha" apresentado a AVALIAÇÃO
    DA FORMA deste Post "Amigos da Ermida"( modo de falar,
    modo como os samarras se relacionam uns com os outros)
    - penso faltar uma breve " ANÁLISE DE CONTEÚDOS"


    Assim :

    - QUANTIDADE de PARTICIPANTES
    - nº de comentários no "posT Amigos da Ermida "
    72 neste momento : muito bom
    - nº de comentaristas : bastantes para uns; para
    outros, à volta de 5. - neste caso, muito pouco
    - nº de votantes na sondagem : à volta de 40 - bom


    - SUGESTÕES APRESENTADAS : duas .... muito pouco

    . " Casa de repouso"
    . " Confraria "

    - PROPOSTAS : uma

    . " Restauração e requalificação da Ermida ..."

    com Comentários: "proposta idealizada, sem pés
    nem cabeça"; "estúpida ideia do cabresto "

    - INCIDÊNCIA DOS COMENTÁRIOS E CRÍTICAS ( a maior aten-
    ção foi sobre ... )

    . afirmação e valorização dos promotores da convo-
    catória da Assembleia geral, confundindo o humor
    crítico da sugestão " confraria " (conceito não
    esclarecido ) com a vontade de fazer parar a ini-
    ciativa da Assembleia geral.

    Vejam-se , só a título de exemplo, 2 dos últimos
    comentários :

    " não nos desviemos do nosso objectivo
    isto é o que alguns querem
    ignorem por favor essas provocações
    Dêem valor a quem o tem. A quem se preocupa
    com o nosso património.
    Agora é impossível parar "

    e mais atrás, cito : "... somos um "exército" que
    precisa dos "generais" para vencer esta nobre
    "batalha".
    ( Continua na sg. página )

    ResponderEliminar
  68. 3ª participação?
    Não me faça rir!!!!!

    E os vários comentários de conteúdo
    dúbio feitos por si de forma anónima?????
    Não nos queira fazer de parvos!!!!
    Contribua de forma séria!!!!

    ResponderEliminar
  69. Eh pá caro AR. Como hei-de dizer...
    Eu até acho importante o seu contributo através dos seus variados comentários.
    Já os li diversas vezes. Todos.
    Mesmos aqueles que escreveu anonimamente ou com outros nomes.
    Mas, muito sinceramente, ainda não percebi onde quer chegar!
    Peço desculpa pela ignorância.
    Digo isto sem qualquer ironia.
    Afinal de contas qual é o seu objectivo?
    Os seus comentários, tais como de todos os outros, são profícuos.
    Tente ser mais concreto e específico, sem qualquer sarcasmo, se possível.
    Isto para não haver mais nenhum tipo de confusão e/ou desvio do assunto que objectivamente nos traz aqui.
    Saudações Samarras.

    ResponderEliminar
  70. ÚLTIMA HORA! ( 2ª parte )

    "Xau, Samarra Alfacinha e Mariana pedem desculpa pelas dores de cabeça e insónias causadas pelo seu humor crí-
    tico, mas julgamos não ofensivo, à sugestão " Confraria".

    Os objectivos de tal estratégia foram :

    - despertar a atenção de todos para o assunto e pa-
    ra a Convocatória da Assembleia Geral. Isto, par-
    ticularmente, aos da zona de Lisboa, atendendo à
    qualificação e elevado número de Samarras aí re-
    sidentes. Face à e/imigração, assim não haverá ra-
    zão para dizer :
    " EM PINHEL MANDAM OS DO QUARTEL ! "

    - Tentar provocar outras sugestões ou propostas
    ( mais ou menos elaboradas que fossem )
    preparando melhor dessa forma a Assembleia Geral.
    Infelizmente, fomos alvo de insultos, desviando-se
    para questões de natureza pesooal.
    Porquê e para que fins se pede para ignorar alguns
    Samarras ?
    Lamentamos !
    ( fim da mensagem no Mail : roda@mil.vozlivre.com )

    AGRADECIMENTO FINAL

    A.R. agradece aos PROMOTORES DO SAMARRA e felicita-os
    pelo fácil acesso e defesa do direito à liberdade de
    expressão. GRANDE MÉRITO ! ( talvez fosse útil guardar
    este POST. em Arquivo. Aprendi mais! )

    A todos os leitores e Comentaristas, louvando o seu em-
    penho na qualificação da Ermida. De facto, devemos ser
    nós a saber o que queremos fazer do nosso património.

    Felicito, MAIS UMA VEZ, os promotores da Convocatória
    da Assembleia Geral por tal iniciativa. Oxalá, saia de-
    la um COMEÇO de uma resolução sustentável e dignifi-
    cante.

    ESTA FOI A MINHA COLABORAÇÃO POSSÍVEL !

    PS.- As injecções de humor, testadas com efeitos cura-
    tivos em outras populações, e as cirurgias reacti-
    vas ( algumas para tentativa radical de afasta-
    mento )- recebem da minha parte uma avaliação
    apenas de "VIRTUAIS" . No quotidiano, na relação
    prática da vida, todos os SAMARRAS estão a tentar
    fazer o seu melhor para merecerem a fidalguia atri-
    buída a "SANTA EUFÊMIA- TERRA DE FIDALGOS ".
    Em frente...

    ResponderEliminar
  71. senhor AR, não acha que está a criar uma pressão enorme na sua cabeça capaz de lhe criar um problema de saúde? faz perguntas, responde, propõe tudo na sua abstracta pessoa. não entente tb que já passou tempo demais parfa quem deveria fazer alguma coisa pela Ermida, ou quer ainda mais 20 anos? veja lá leve isso a debate! é aí que deve estar presente para expor a suas opiniões. não seja precipitado e infantil. existirá concertreza espaço para o sernhor partipar se tiver boa vontade. é só isso que lhe pedimos. de resto, descanse homem.

    ResponderEliminar
  72. Está tudo esclarecido. Avante!

    ResponderEliminar
  73. FAÇA O FAVOR DE ESTAR PRESENTE NA REUNIÃO!

    ResponderEliminar
  74. Pensei que esta Assembleia seria mais uma palhaçada e por isso votei contra a iniciativa, percebo agora que se trata de uma coisa séria apesar de ver pessoas a tentar criar redundâncias, não vi aqui nenhuma tentativa de protagonismo do organizador ou organizadores, até porque não sei quem ele(a)(s) é ou são.
    Mudei o meu voto agora e concordo que se avance com esta iniciativa da forma séria como tem sido conduzida até aqui.
    Eu estarei nessa Assembleia e aproveito para ver a minha freguesia.
    Em breve enviarei também o meu contributo para o email referenciado.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  75. A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem)
    Ressurreição em latim (resurrectione), Significa literalmente "levantar; erguer".

    é este espírito que se pretende!

    ResponderEliminar
  76. Olá a todos os que acompanham esta missiva.
    De facto era o que temia ao ler cuidadosamente todos os comentários colocados, há sempre alguém "podre" que não querendo fazer nada também contamina quem quer e idealizou algo que poderia continuar para a prosperidade.
    Bom e não obstante todas as graçolas envolvendo quem quer que seja, pessoalmente fiquei bastante contente por ter recebido um telefonema e me terem traçado em plano muito geral este "movimento".
    Não sou da "terra" mas também não sou da Lua e tudo o que envolve a cultura a proactividade e o bem, é algo a que me idêntifico.
    Como vos disse não sou de Santa Êufémia mas tenho lá passado muitos e bons momentos, e sempre que posso dou comigo a "publicitar" essa terra que me acolheu por afinidade. Pois que nem só de Lisboa vive o Mundo e nós aqui por Coimbra temos tanto ou mais afecto por tudo o que vos rodeia como se daí fossemos!
    Acima de tudo este meu comenário aqui colocado, serve apenas para dar os parabéns aquem está a reunir "tudo"o que pode. E neste momento eu estarei disponivel para o que der e vier em prol deste movimento.
    LM

    ResponderEliminar
  77. Obrigado caro LM. Não nasceu na terra mas com esse espirito é cá terra.
    É de facto esse o espirito.
    Lá nos encontraremos todos.

    ResponderEliminar
  78. Um abraço fraterno para a bela e encantadora Coimbra.

    ResponderEliminar
  79. solicita se o envio de contributos para o email amigosdaermida@hotmail.com

    ResponderEliminar
  80. Vale mais lutar com gente de bem do que triunfar sobre gente ruim.

    ResponderEliminar
  81. se estas 45 pessoas estiverem presentes é já uma grande vitória! e com 45 pessoas a mudança pode acontecer! FORÇA MINHA GENTE!

    Quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto de uma vitória

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top