Num Blog sobre Santa Eufêmia não podia faltar um artigo (virão muitos mais) sobre a grande figura, a personagem, o grande António da Silva, o Tonhé.
Aqui fica a primeira parte de uma entrevista/conversa feita ao grande António, no passado dia 22 de Novembro, numa noite fria de Outono em Santa Eufêmia:
Samarra: Boa noite Tonho.
Tonho: Oio, oio aqui.
S.: Tá uma noite fria.
T.: Dói-me as costas, não sei porquê…
S.: E do estômago tens andado melhor?
T.: Agora não me dói.
S.: Já jantaste?
T.: Oio… (já jantou mas provavelmente comia mais)
S.: Já compraste o tractor?
T.: Oio que tá a dizer… Vendes-me um, vendes-me um?
S.: Se encontrar um dou-to.
T.: Oio que tá dizer (ri alegremente..)
S.: Tens carta? (pergunta obrigatória, tal como a questão do tractor)
T.: Tenho pois, olha aqui, agora tenho 3.. Uma é francesa.
S.: És chapado Tonho. De que cor é o tractor que queres?
T.: Vermelho tipo laranja como o do coiso.. o.. aquele lá de cima pá.. o do cimo do povo que vive lá em baixo..
S.: Tou a ver..

(continua)










Isto é apenas um pequeno estrato da conversa que tive com o António.
Não serve para fazer chacota, muito menos para inferiorizar o grande António. Quem é amigo, e são muitos que o são, sabe de que estou a falar.
Toda a gente que conhece o Tonho sabe que é agradável e encantador conversar com ele. É a grande figura de Santa Eufémia que (quase) todos acarinham e compreendem.
Obrigado Tonhé, és grande.

4 comments Blogger 4 Facebook

  1. Continuamos à espera da entrevista ao Senhor António.

    ResponderEliminar
  2. Depois deste fim-de-semana será publicada a segunda parte da entrevista.

    ResponderEliminar
  3. O "oio" parece a minha avó, ahah
    Brincadeiras à parte o Tonhé parece amoroso!

    ResponderEliminar
  4. O Tonhé é o amor em pessoa Sophie..
    Oio aqui...

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top