Eels
Daisies of the Galaxy

Carreira Solo


Mark Oliver Everett é filho do físico Hugh Everett III (já falecido), que deu origem à teoria da interpretação de muitos mundos em mecânica quântica.

Seu filho porém, não tinha o mínimo interesse sobre esses assuntos. Quando criança, tinha muita afeição por instrumentos de brinquedo; paixão que permaneceu mesmo no futuro, já que brinquedos são constantemente usados como parte das músicas da banda. Mais tarde, no secundário, Mark Everett não se dava muito bem com os colegas e passou aprofundar-se na música. Aos 19, encontrou o seu pai com 51 anos morto na sua cama, devido a um ataque do coração, provavelmente causado pelo excesso de fumo e bebidas alcoólicas.

Nesta época ele passou por diversas bandas, como "The Toasters", e em 1985 lançou seu primeiro álbum solo ("Bad Dude in Love") que se limitou apenas a 500 cópias. O pseudónimo "E", usado por ele antigamente para não confundi-lo com o seu pai, foi usado como nome artístico para as gravações.

Em 1987 Everett mudou-se com a sua família da Virgínia para Califórnia. Lá ele começou a carreira musical com dois maiores álbuns: "A Man Called E" e "Broken Toy Shop", e em 1993 ele começa uma colaboração com o baterista Jonathan "Butch" Norton.

A Criação da Banda
Após os seus álbuns a solo, "E" procurou explorar mais seu lado roqueiro na música através duma banda. The Eels foi oficialmente fundada quando Butch e E conhecem Tommy Walter.

Em 1996 a banda lança o seu primeiro álbum, "Beautiful Freak", uma melancólica gravação pop com letras atormentadas e introspectivas. Musicalmente, havia uma grande dimensão de características e estilos diferentes, incluindo uma certa influência do grunge num formato menos underground.

O grupo fez tours extensivamente para dar suporte ao álbum em 1996 e 1997, tocando em alguns festivais. "Novocaine for the Soul", "Susan's House" e "Your Lucky Day in Hell" tiveram um modesto sucesso nacional e internacional. "My Beloved Monster" acabou fazendo parte da banda sonora de Shrek. Duas outras músicas também foram usadas em séries televisivas de pouco sucesso. Walter saiu depois da banda, ou foi demitido, segundo algumas especulações.

A Tragédia e o Sucesso
Depois de Beautiful Freak, Everett enfrenta uma das piores crises da sua vida. Diversos amigos morrem.

A sua irmã, Elizabeth, que tinha graves problemas de esquizofrenia, comete suicídio em 1996, e em 1998 sua mãe, Nancy Everett, morre com cancro no pulmão. Anos depois um primo distante também iria falecer num acidente de avião.

Presenciando a morte de todos e estando sem o pai, mãe e irmã, Everett acabaria por se tornar o único membro vivo de sua família. Em vez de desistir da sua carreira e entregar-se ás suas crises existenciais, "E" prefere continuar o seu trabalho mesmo com o peso da morte na sua consciência.

Transcrevendo suas dores em suas composições, ele resolve transformar a tragédia no seu ímpeto para gravar o álbum que é considerado o "magna opus" do Eels: "Electro-Shock Blues", com letras extremamente mórbidas e obscuras.

A partir daí, a banda decide deixar o rock distorcido um pouco de lado e definir com mais maturidade a marca registada do seu som, uma mistura de melodias leves com algumas nuances de experimentalismo. Este lançamento, com um som que ao mesmo tempo é calmo e melodioso também é extremamente desregulado e caótico, varia entre uma furiosa infatigabilidade, humor negro e autêntico desespero contundente, que acaba sendo unanimemente bem aceite pela crítica e o impulsiona, em 2000, a fazer outro álbum bem sucedido, "Daisies of the Galaxy", que era justamente o oposto do anterior, com melodias alegres, calmas e esperançosas.

Apenas um ano depois, com o álbum "Souljacker", a banda volta para um rock mais agitado com experimentações eletrônicas, junto com o disco bônus Rotten World Blues EP . Butch sai da banda em 2003, na produção da "Shootenanny!", com composições mais acústicas e rurais.

Polêmicas
Durante a sua trajetória, Everett tornou-se conhecido por ser um criador de problemas. Tommy Walter havia dito que não conseguiu suportar a personalidade negativa de "E", e Butch disse que saiu por problemas financeiros com o mesmo.

A banda também procurou afastar-se o mais que pudesse de entrevistas ou exposições na mídia que ultrapassassem a função de apresentar suas canções. Quando pediram para Everett criar uma citação na publicação do diário de Kurt Cobain, ele respondeu: "Por favor, não peça para que eu faça isso depois de me matar". Na Austrália, quando lhe perguntaram qual a sua motivação para fazer música, ele respondeu "Heroína", mesmo que nunca a tenha usado. Todas as perguntas da entrevistas eram respondidas dessa mesma forma. Era a mesma estratégia que Kurt adoptava quando não queria dar entrevistas, usando a sarcástica resposta "Eu me odeio e quero morrer".

in pt.wikipedia.org



»Álbum: Daisies of the Galaxy
»Lançado em: 2000







»Lista de faixas:
01-Grace Kelly Blues
02-Packing Blankets
03-The Sound of Fear
04-I Like Birds
05-Daisies of the Galaxy
06-Flyswatter
07-It's a Motherfucker
08-Estate Sale
09-Tiger in My Tank
10-A Daisy Through Concrete
11-Jeannie's Diary
12-
Wooden Nickels
13-
Something Is Sacred
14-
Selective Memory

»Videoclip: Flyswatter

7 comments Blogger 7 Facebook

  1. ainda não ouvi...
    a cara dele não me é estranha!
    Não pertence às Belgas?!
    Fumo...

    ResponderEliminar
  2. 6 de Fevereiro, TMG, Guarda - Tindersticks

    ResponderEliminar
  3. HA CAVALGADURA se não reservares bilhetes para a malta não passas do tindelhão e esquece as alternativas mandarei vir o exercito para fazer o cerco . alem de levares umas arrochadas no lombo mas é que nem quero pensar nisso dai juizo a este rapaz etc etc

    ResponderEliminar
  4. Ainda n reservei bilhetes. não passa de hoje. 15€ cada!

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top