Artista: Mark Rothko (1903 – 1970), White over Red (1957).
Tema:
Os primeiros quadros de Rothko são de um estilo puramente figurativo e expressionista, mas no início dos anos 40 o movimento surrealista europeu acaba por ter uma influência profunda nos artistas da escola de Nova Iorque e Rothko não foge à regra: abandona as suas tendências expressionistas, concentrando-se agora num simbolismo quase arcaico e em formas biomórficas para exprimir as emoções básicas que estão no centro da mitologia antiga.
Já nos finais da mesma década, mesmo antes de ser membro fundador da New York School, Rothko elimina da sua arte (e em definitivo) toda a figura humana, dando ênfase total à universalidade do seu simbolismo. As enormes dimensões que as suas telas passam a assumir, servem apenas para o observador estabelecer um contacto mais íntimo com as suas obras, quase como se pudesse entrar no próprio quadro. Exprimia-se mais pelo uso de grandes áreas de cor do que pelos gestos ou pela dinâmica da composição, daí a designação da sua obra pelo termo "impressionismo abstracto".
Já nos finais da mesma década, mesmo antes de ser membro fundador da New York School, Rothko elimina da sua arte (e em definitivo) toda a figura humana, dando ênfase total à universalidade do seu simbolismo. As enormes dimensões que as suas telas passam a assumir, servem apenas para o observador estabelecer um contacto mais íntimo com as suas obras, quase como se pudesse entrar no próprio quadro. Exprimia-se mais pelo uso de grandes áreas de cor do que pelos gestos ou pela dinâmica da composição, daí a designação da sua obra pelo termo "impressionismo abstracto".
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