No site da Câmara Municipal de Pinhel pode lêr-se o seguinte texto, acompanhado de uma foto da entrada da nossa Ermida:
"No intuito de assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de Abril, o Município de Pinhel vai promover uma visita Às Ermidas do concelho: Senhora da Torre (Pinhel); Senhora das Fontes (Sorval/Santa Eufémia); Senhora da Alagoa (Argomeil/Pomares) e Senhora da Menina (Lamegal)."
De uma vez por todas, a Ermida pertence a Santa Eufémia. Aliás, foi salientado na reunião, que a Ermida até pode estar nos limites da freguesia do sorval mas é propriedade da freguesia de santa Eufémia.
Não fica bem à entidade máxima do concelho, a Câmara de Pinhel, fomentar este equívoco. Mesmo que o façam por desconhecimento não serve de justificação.
No domingo lá estaremos, como de costume.


Se for necessário levaremos foices e forcadas para defender o que é nosso.
Estou a ironizar, obviamente. Acabei de usar uma Hipérbole irónica. É a minha figura de estilo preferida. Gosto dela. Também gosto de pimentos curtidos mas fazem-me mal ao estômago. Quis apenas recordar um acontecimento, muito relatado na nossa aldeia, que ocorreu num passado não muito longínquo, quando um grupo de Samarras armados até aos dentes se juntou para defender a nossa Ermida.
A única coisa que partilhamos com os carrapatos é a mini ETAR.
(Mais uma provocaçãozita. No fundo até gostamos dos nossos vizinhos. Aproveito para saudar todos os carrapatos. Serão sempre bem recebidos na nossa aldeia. Se quiserem, no domingo, mandamos o nosso carro de aluguer buscar toda a população carrapata para um lanche de confraternização na nossa Ermida)

16 comments Blogger 16 Facebook

  1. A ermida do Sorval?!?!
    what the hell...

    ResponderEliminar
  2. lol Samarra, o que eu não percebo é como podem associar a Ermida ao Sorval... Não é claro para todos que pertence à freguesia da S.E?

    ResponderEliminar
  3. a questão é que os terrenos da Ermida ou parte deles estão dentro da limitação da freguesia do sorval. Mas isto não quer dizer nada. O que interessa é a quem pertencem os terrenos. Pertencem à SE. Eu por acaso tenho um terreno na freguesia do sorval mas não deixa de ser meu por causa disso.

    ResponderEliminar
  4. Deixa-me adivinhar.... é a horta longe!
    lolol

    ResponderEliminar
  5. não pertence á freguesia,pertence á paroquia;)

    ResponderEliminar
  6. pois à paróquia...
    A Horta Longe, que eu chamo carvalhal, pertence à nossa freg.

    ResponderEliminar
  7. É evidente q os serventuários do serviço camarário de Pinhel têm imensa dificuldade com a Geografia do Concelho.
    A Ermida da Srª das Fontes pertenceu, pertence e pertencerá sempre à gente samarra. Assim se definiu desde as escaramuças, verdadeiras "batalhas campais", travadas entre os carrapatos e os, VENCEDORES samarras.
    Ficou, como registro da supremacia eufemiense, velha cantiga, com os dizeres: Habitantes do Sorval, sois uns grandes sacaninhas; não vos chegaram os da Póvoa, fosteis aos da Reigadinha...
    Brincadeiras à parte devemos preservar o que nos pertence e manter a política de boa vizinhança com os carrapatos

    ResponderEliminar
  8. "Habitantes do Sorval, sois uns grandes sacaninhas; não vos chegaram os da Póvoa, fosteis aos da Reigadinha..."

    Desconhecia esta cantiga.
    A politica de boa vizinhança é real. Não temos inimigos. Somos gente pacifica.

    ResponderEliminar
  9. No comentário anterior, claro está que "irem aos da Póvoa e aos da Reigadinha", era na busca de ajuda que, diga-se, de nada adiantou.

    ResponderEliminar
  10. até podiam vir os do Vieiro...b-(

    ResponderEliminar
  11. No final do ano passado, visitando o museu de Pinhel, onde repousam muitas das riquezas culturais da Ermida, detive-me a ler um panfleto sobre os locais turísticos do conselho e ao se referirem à Ermida, citavam-a como pertencente ao Sorval, daí a certeza da dificuldade geográfica dos senhores de Pinhel. Dei conhecimento do fato à Junta de Freguesia que se comprometeu a tomar medidas visando corrigir o erro. Deconheço a continuidade da coisa, mas é bom que seja definido de vez, legalmente, o domínio desse recanto paradísiaco.
    Consuetudinariamente, já o sabemos, é samarra. Há que firmar essa posição na legalidade.

    ResponderEliminar
  12. assim sendo não perdemos nada em enviar uma missiva à CM Pinhel. Descuido ou desconhecimento! Seja como for é um erro provocatório.

    ResponderEliminar
  13. ventos de mudança são desejados,...
    para alguns é um prato de vergonha que devem saborear.
    gente piquena!

    ResponderEliminar
  14. O que os tipos querem dizer é que o Sorval é anexa da Santa Eufêmia

    ResponderEliminar
  15. Vamos lá ser claros! Penso que a Câmara não está a dizer que a Ermida pertence ao Sorval, mas que se encontra situada nos limites geográficos daquela Freguesia. De qualquer modo, esta questão deveria estar bem definida em qualquer publicação camarária que seja publicada! A história da Ermida é clara: Santa Eufêmia e a sua paróquia são os seus legítimos (e únicos)proprietários!
    Vivam os Samarras!

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top