9 comments Blogger 9 Facebook

  1. não percebi! elas fazem ninhos em poços?

    ResponderEliminar
  2. A “cegonha” era o meio mais comum de tirar a água dos poços. Também lhe chamavam "picanço". Não sei se ainda haverá alguma por aí! Trata-se, portanto de uma outra espécie de cegonhas! :)

    ResponderEliminar
  3. fui eu que escrevi o anterior... peço desculpa pela ignorância.. Sempre aprender...

    ResponderEliminar
  4. Bando de Burros...
    As cegonhas comem erva

    ResponderEliminar
  5. A Língua Portuguesa é de uma grande riqueza, muito mais do que nós imaginamos. Assim, e retirada a informação do Dicionário de Português, da Porto Editora, atentemos ao significado da palavra "cegonha": "engenho de tirar água a pouca profundidade, constituído por uma vara que tem um balde suspenso de uma extremidade e um peso na outra"; " também conhecido por picota e picanço".
    é sempre bom saber e este não ocupa lugar....
    CR52

    ResponderEliminar
  6. Confesso que nunca lhe ouvi chamar "cegonha", mas esqueceram-se daquele que me parecer ser o nome que era mais comum na aldeia "BURRO" de tirar água.Mais um a adicionar a picota e picanço, este tabém muito comum.

    ResponderEliminar
  7. engenho chamam também aos baldes de lata que tiram água, acho eu

    ResponderEliminar
  8. Caldeiros queres tu dizer...

    ResponderEliminar
  9. caldeiros também chamados de baldes, é isso?

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top