Sabem há quantos anos, pelo menos, é que têm sangue Samarra?
Vamos fazer as árvores genealógicas de cada apelido e tornarmo-nos na aldeia de Portugal que melhor conhece as genealogias dos seus habitantes.
Vamos lá, detentores dos apelidos: Carapito, Carvalho, Fernandes, Ferreira, Mendo, Monteiro, Paula, Ribeiro, Rodrigues, Santos, Silva, Soeiro, etc.
Incentivem os vossos filhos e netos a fazerem essas pesquisas, se não for antes, nas férias nas tardes de domingo.
Em África diz-se, quando morre um velho é como se tivesse ardido uma Biblioteca.
Acarinhemos e exploremos, no bom sentido, a débil memória das nossas Enciclopédias ainda vivas, que quando estimuladas reagem com surpresa nossa.
Fica aqui uma dica, os livros de registo de batismo da Igreja são uma primeira e preciosa ajuda para poderem chegar longe e de certo que o Sr. Padre Ricardo não se oporá a essa consulta e ainda o Arquivo Regional da Guarda.
Eu já cheguei a mais de 200 anos, quer dizer que tenho sangue Samarra com mais de 200 anos e o meu tetravô chamava-se João Paulos.
Quando conseguirmos um bom nível de resultados, qualquer TV vai “comprar” o estudo e estaremos a honrar os nossos antepassados.
Quem poderá ser o fiel depositário desse estudo em movimento, até à sua exposição?


Texto: António Paulos 
          Maio 2012 (5) 

12 comments Blogger 12 Facebook

  1. Os fantasmas...

    Por acaso, sou extremamente interessado nesta assunto. Sempre tive uma curiosidade genuina em querer saber os nomes e origens dos meus antepassados.


    Parece que ouvi há uns anos pela boca de uma familiar que tinha ido à Guarda tratar de uns assuntos, que descobriu que -pelo menos- um(a)(...)-vô (ou (...)-vó)era espanhol(a). O meu lado patriota ficou desapontado, mas senti-me fascinado, ao mesmo tempo...

    ResponderEliminar
  2. a tua avó trabalhava em fuentes!

    ResponderEliminar
  3. nas galerias gildo ou ao lado?

    ResponderEliminar
  4. A junta que disponibilize alguém, daqueles que nada fazem, para fazer esse levantamento.

    ResponderEliminar
  5. Mas ninguém traballha aqui???? Essa de Fuentes está bem apanhada :)

    Vão mas é para Ermida carregar pedras e apanhar hérnias em vez de estarem a coçar a micose, isto se querem fazer alguma coisa pela terra

    ResponderEliminar
  6. Samarra perdeste o controlo do Blog, daqui a pouco vamos ter Posts da Rua Sésamo e de romarias a Fátima!!!!

    Põe te fino e traz de volta assuntos ordinários que me motivem o escárnio e o maldizer.

    Para estas situações românticas podemos ser ir a Fuentes como alguém aqui já referiu!

    São estes reformados que nada fazem e que ganham milhares de euros que me fazem trabalhar 12 horas por dia e ainda querem que vá aos Domingos para um arquivo!!!

    Meu caro amigo Domingo vou á Missa e fico no sofá a ver o "Tudo o vento levou".

    Passar bem.

    ResponderEliminar
  7. Uma vez que a piada de Fuentes foi feita por causa do meu primeiro comentário, agradecia que quem a fez, fizesse uso da vantagem do anonimato mais uma vez, e me a explicasse, que já agora gostava também de rir um bocado, se for caso para isso...


    Não compreendo a súbita, aparente hostilidade gerada com este post...

    ResponderEliminar
  8. As minhas desculpa Sr. Controverso que tem a coragem de se identificar.

    Queres que te explique a piada de fuentes??? Traz o cartão de crédito que eu mostro te a piada.

    Seu bicha...

    ResponderEliminar
  9. O Amorim deixou aí descendentes!

    ResponderEliminar
  10. "As minhas desculpa Sr. Controverso que tem a coragem de se identificar."

    Lol... Nunca insinuei que me assumia mais que outros por aqui (o que aliás é logo óbvio...), mas ao menos não uso o anonimato para mandar bocas sem jeito. Secalhar deixo-me disto dos nicks e começo a usar "anónimo" para poder mandar os meus bitaites sobre quem quiser à vontade...

    Enfim, muita hostilidade por aqui, realmente... Venha o próximo post.

    ResponderEliminar
  11. o corticeira amorim?!

    ResponderEliminar
  12. comentários, para já e mais uma vez, só para quem está registado. Espero que compreendam.

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top