Descobri pouco tempo depois de cá estar que podia ter um allotment.

Um allotment, é um pedaço de terra disponível para arrendamento, para cultivo ou jardinagem com fins não comerciais. Tais parcelas são formadas por subdivisão de um pedaço de terra em algumas dezenas ou até centenas de pequenas hortas (plot) que são atribuídas a indivíduos ou famílias.

O tamanho individual de uma parcela geralmente varia entre 50 e 400 metros quadrados, e muitas vezes os lotes incluem um abrigo para ferramentas e uma estufa. Os agricultores ou jardineiros estão normalmente organizados em associações que arrendam a terra a entidades públicas, privada ou eclesiásticas, e que geralmente determina que sejam usados somente para cultivo de hortaliças, frutas e flores, não para fins residenciais (isto é normalmente…). Os candidatos têm que pagar uma pequena taxa de adesão à associação e uma taxa anual para ouso do lote (que inclui despesas de água, uso de corta-relva, aparador e motocultivador).

Há cerca de 15 dias foi posto à disposição do Noitibó um lote com cerca de 200 metros quadrados (pelo qual paga uma taxa anual de 27,50£) e que já se encontra em melhor estadodo que o que se encontrava. Tem um abrigo, uma banheira, onde estão plantados uns morangos, duas cadeiras dobráveis e uma gaveta (que se encontra à venda para quem estiver interessado). Tem sido cavado com um pequeno sacho e uma forquilha de 4 dentes. Ainda não foram vistas enxadas à venda, mas por cá o método para cavar é mesmo o da forquilha (digging fork). Devido às propriedades do terreno, mais barrento e húmido que o nosso, torna-se menos pesado cavar e, por exemplo, arrancar batatas com a dita forquilha!!! Também as regas, devido às chuvas constantes são feitas a regador, mas só quando é mesmo preciso… Lesmas são aos milhões, mas ainda não comprei um grelhador para as pôr no espeto!

Aqui ficam umas fotos e aceitam-se críticas e sugestões sobre como mostrar aos bifes a arte de descavar e de rega a rego.


Noitibó 

7 comments Blogger 7 Facebook

  1. Dig dig mate!

    Muito à frente...aqui vamos ao Lidl ou coisa parecida.
    boas colheitas! abraço

    ResponderEliminar
  2. a meio do t do outeiro há uma horta comunitária deste estilo onde os cães mijam, mas as alfaces são boas. Abraço Noitibó.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Um grande abraço Consul!
    E um obrigado pelo incentivo, recente e passado.

    Miscaro, é a chamada urinoterapia ;)

    ResponderEliminar
  5. eh pa, a gaveta é capaz dar jeito para o ticas plantar lá cidreira.
    Outra sugestão: Coloca nagalho azul pelo terreno para vincares uma posição, bocados de arames no portal da entrada também serve. Silvas, o melhor é um bardo de silvas. Se conseguires uma porta de um R5 formidable.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. espalha garrafas de plástico e caixas de medicamentos pelo terreno para espantares os pardais

    ResponderEliminar
  7. planta batatas canabec só pra os lixares e uma macieira bravo de esmolfe. Os gajos têm estrume? Vacas aí não faltam...

    ResponderEliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top