Convém esclarecer alguns questões: Há quem pense, erradamente, que pelo facto de abarcarmos 3 freguesias no total, seremos uma grande freguesia. Errado! Neste processo, Santa Eufêmia, Freguesia, não seria extinta pois tinha os critérios necessários para nos mantermos como freguesia. Sorval e Póvoa não. A questão aqui eram estas duas últimas, ou se juntavam a nós ou a Pala, pois como freguesias autónomas nunca ficariam. Resolveram juntar-se a nós. Assim sendo vamos ter que dividir a governação e o mecanismo estrutural das 3 freguesias, entre as 3 aldeias. Vão ter que escolher uma sede para a freguesia. Sorval quer para si a sede! Vão ter que escolher um nome para a união das 3 freguesias. Tudo indica que será Freguesia do Alto Massueime! Podem dizer que tal não afeta a identidade da nossa freguesia. Certo, pode até não afetar mas nós como freguesia agregadora podemos/devemos chamar a nós o comando do processo. A união das 3 freguesias teria que se chamar Santa Eufêmia, outras freguesias o fizeram, não admitiram mudar o nome. Nós nunca seriamos extintos, caso os outros não quisessem nós ficaríamos então sozinhos como freguesia, como acho que deveríamos ter ficado. Ervedosa e Lameiras, por exemplo, ficaram sozinhas. Nós vamos ter que dividir tudo por 3 e não vamos ter mais poder por este motivo. O processo da extinção de freguesias está aprovado, já não se pode voltar atrás, mas espero que estas questões do nome, da sede de freguesia, entre outras, sejam bem resolvidas. É apenas uma opinião.
Não tendo participado nestas Assembleias Municipais que decidiram este processo e estando, portanto, um bocado "fora do circuito" parece-me, ao ler estes posts anteriores que se é verdade que foram as duas freguesias, Sorval e Póvoa d`El Rei que optaram por se agregar a Santa Eufêmia e não a Pala, não faz sentido que a Sede da nova Freguesia seja outra que não Santa Eufêmia!
Quanto ao novo nome...para mim será sempre Santa Eufêmia, escolham o que escolherem!
Neste processo como em muitos outros é tempo de as pessoas se unirem e procurarem, dialogando, um objectivo comum, deixando de lado os "faits divers" que só contribuem para a divisão do povo!
certo, João, ninguém tira o nome à nossa freguesia, mas conheço várias freguesias que na situação da nossa aldeia impuseram naturalmente o seu nome na denominação da união. Conheço igualmente freguesias que anunciaram se tal não acontecesse elas não aceitariam a vinda de outra freguesia. Inevitavelmente vai ser diferente dirigir uma só freguesia ou 3 freguesias. Se vão haver confusões ou não, não sei, mas vai ser diferente. Não quero com isso dizer que não devíamos ter aceite as outras duas, mas há que ter cuidado no manuseamento deste processo e acho que era imperioso consultar o povo ou pelo menos mante-lo informado.
no concelho onde eu habito, a minha freguesia (adoptiva) manteve-se e uma nos arredores juntou-se à minha porque não tinha os critérios necessários para se manter como tal. Antes da decisão final houve uma reunião com a população onde colocaram a questão da recepção ou não da outra freguesia. O POVO ESCOLHEU. Foi aceite pele população e o nome manteve-se. Só um exemplo.
Como sempre este blog é plural, os pintelhos (não deprecativo) de um lado e os cabeludos de outro. A verdade é que a fusão das freguesias não acrescentou nada á Santa Eufêmia, embora seja apresentada como uma grande vitória, é basicamente um puff. O que passaremos a ter é freguesias menos locais menos desenvolvidos e com necessidade de maior investimento, com as mesmas receitas! para agravar vamos ser descaracterizados do nome! o que em minha opinião nem é grave porque nomes de santinhos já me aborrecem, mas sei que a designação é importante para muita gente! O que é relevante é pessima negociação de todo o processo, o facto de a freguesia maior ter sido a ultima a saber e a fazer acontecer, quando devia ter conduzido o processo! Mas infelizmente não houve saber para tanto, com a agravante ainda de ter sido feito nas costas da população e de se terem feito reuniões da junta ás escondidas para que ninguém fosse lá mandar 2 berros! Sim porque nós também sabemos berrar e medimos mais de 1,80m, somos mais assustadores:) embora a cordialidade e a educação, não nos façam ir por esses caminhos. Resumindo, mais uma abébia no meio de tantas e quem perde é freguesia da Santa Eufémia, aliás, a freguesia do Vale do Massueime!
começo por dizer que meço 1,75, sou homem, chega-me quase ao joelho e se for preciso vou ali e já venho sem qualquer problema. Por mim o nome seria Vale dos Intrujões por gostarem muito de estrugidos. É evidente que vamos perder a nossa identidade, mas quem não vai? Não vamos cá ficar para semente. Os pardais estão obesos e de quem é a culpa? É nossa, claro, quem alimenta os bichos, quem lhes dá merdas para comer? Nós! Agora queixamos-nos que eles são uns fdp porque são mais finos que nós e nem se quer caem nas ratazanas. Fomos nós que os ensinámos. Depois ainda há gente que é capaz de chegar junto a nós e pregar-nos uma seca de 30 minutos só para nos dizer que afinal o Socrates é igual ao Passos. São todos iguais! Pois são, mas eu disse o contrário? Então! Não estive em França nem sou Porco Riquenho mas sei bem o que é um galinheiro e uma coisa é certa, um galinheiro não é pra dois galos. Aconteceu o mesmo no Sporting mas agora os lagartixas já são grandes outra vez, que se quilhe o Braga. Somos o Illinois português.
zétuga, essa foi boa!é a realidade dos tugas,so aquela de chamar doutor a quem não é ninguem,não se aplica muito no meu modo de ver,de resto acertou-me em cheio...parabens!
Só falta reorganizar os Órgãos Autárquicos.
ResponderEliminarCorrer com o fedor!
Poucos recursos para uma divisão aina maior ! Metade de zero é . . .
ResponderEliminarConvém esclarecer alguns questões: Há quem pense, erradamente, que pelo facto de abarcarmos 3 freguesias no total, seremos uma grande freguesia. Errado!
ResponderEliminarNeste processo, Santa Eufêmia, Freguesia, não seria extinta pois tinha os critérios necessários para nos mantermos como freguesia. Sorval e Póvoa não. A questão aqui eram estas duas últimas, ou se juntavam a nós ou a Pala, pois como freguesias autónomas nunca ficariam. Resolveram juntar-se a nós. Assim sendo vamos ter que dividir a governação e o mecanismo estrutural das 3 freguesias, entre as 3 aldeias. Vão ter que escolher uma sede para a freguesia. Sorval quer para si a sede! Vão ter que escolher um nome para a união das 3 freguesias. Tudo indica que será Freguesia do Alto Massueime!
Podem dizer que tal não afeta a identidade da nossa freguesia. Certo, pode até não afetar mas nós como freguesia agregadora podemos/devemos chamar a nós o comando do processo. A união das 3 freguesias teria que se chamar Santa Eufêmia, outras freguesias o fizeram, não admitiram mudar o nome. Nós nunca seriamos extintos, caso os outros não quisessem nós ficaríamos então sozinhos como freguesia, como acho que deveríamos ter ficado.
Ervedosa e Lameiras, por exemplo, ficaram sozinhas.
Nós vamos ter que dividir tudo por 3 e não vamos ter mais poder por este motivo.
O processo da extinção de freguesias está aprovado, já não se pode voltar atrás, mas espero que estas questões do nome, da sede de freguesia, entre outras, sejam bem resolvidas.
É apenas uma opinião.
Vale do Alto Massueime, acho que é este o nome.
EliminarNão tendo participado nestas Assembleias Municipais que decidiram este processo e estando, portanto, um bocado "fora do circuito" parece-me, ao ler estes posts anteriores que se é verdade que foram as duas freguesias, Sorval e Póvoa d`El Rei que optaram por se agregar a Santa Eufêmia e não a Pala, não faz sentido que a Sede da nova Freguesia seja outra que não Santa Eufêmia!
ResponderEliminarQuanto ao novo nome...para mim será sempre Santa Eufêmia, escolham o que escolherem!
Neste processo como em muitos outros é tempo de as pessoas se unirem e procurarem, dialogando, um objectivo comum, deixando de lado os "faits divers" que só contribuem para a divisão do povo!
Penso eu!...
certo, João, ninguém tira o nome à nossa freguesia, mas conheço várias freguesias que na situação da nossa aldeia impuseram naturalmente o seu nome na denominação da união. Conheço igualmente freguesias que anunciaram se tal não acontecesse elas não aceitariam a vinda de outra freguesia. Inevitavelmente vai ser diferente dirigir uma só freguesia ou 3 freguesias. Se vão haver confusões ou não, não sei, mas vai ser diferente. Não quero com isso dizer que não devíamos ter aceite as outras duas, mas há que ter cuidado no manuseamento deste processo e acho que era imperioso consultar o povo ou pelo menos mante-lo informado.
Eliminarno concelho onde eu habito, a minha freguesia (adoptiva) manteve-se e uma nos arredores juntou-se à minha porque não tinha os critérios necessários para se manter como tal. Antes da decisão final houve uma reunião com a população onde colocaram a questão da recepção ou não da outra freguesia. O POVO ESCOLHEU. Foi aceite pele população e o nome manteve-se. Só um exemplo.
ResponderEliminar"os direitos da democracia não estão reservados a um grupo seleto dentro da sociedade. Eles são os direitos de todas as pessoas"...
EliminarComo sempre este blog é plural, os pintelhos (não deprecativo) de um lado e os cabeludos de outro. A verdade é que a fusão das freguesias não acrescentou nada á Santa Eufêmia, embora seja apresentada como uma grande vitória, é basicamente um puff.
ResponderEliminarO que passaremos a ter é freguesias menos locais menos desenvolvidos e com necessidade de maior investimento, com as mesmas receitas! para agravar vamos ser descaracterizados do nome! o que em minha opinião nem é grave porque nomes de santinhos já me aborrecem, mas sei que a designação é importante para muita gente!
O que é relevante é pessima negociação de todo o processo, o facto de a freguesia maior ter sido a ultima a saber e a fazer acontecer, quando devia ter conduzido o processo!
Mas infelizmente não houve saber para tanto, com a agravante ainda de ter sido feito nas costas da população e de se terem feito reuniões da junta ás escondidas para que ninguém fosse lá mandar 2 berros! Sim porque nós também sabemos berrar e medimos mais de 1,80m, somos mais assustadores:) embora a cordialidade e a educação, não nos façam ir por esses caminhos.
Resumindo, mais uma abébia no meio de tantas e quem perde é freguesia da Santa Eufémia, aliás, a freguesia do Vale do Massueime!
começo por dizer que meço 1,75, sou homem, chega-me quase ao joelho e se for preciso vou ali e já venho sem qualquer problema. Por mim o nome seria Vale dos Intrujões por gostarem muito de estrugidos. É evidente que vamos perder a nossa identidade, mas quem não vai? Não vamos cá ficar para semente. Os pardais estão obesos e de quem é a culpa? É nossa, claro, quem alimenta os bichos, quem lhes dá merdas para comer? Nós! Agora queixamos-nos que eles são uns fdp porque são mais finos que nós e nem se quer caem nas ratazanas. Fomos nós que os ensinámos. Depois ainda há gente que é capaz de chegar junto a nós e pregar-nos uma seca de 30 minutos só para nos dizer que afinal o Socrates é igual ao Passos. São todos iguais! Pois são, mas eu disse o contrário? Então! Não estive em França nem sou Porco Riquenho mas sei bem o que é um galinheiro e uma coisa é certa, um galinheiro não é pra dois galos. Aconteceu o mesmo no Sporting mas agora os lagartixas já são grandes outra vez, que se quilhe o Braga.
EliminarSomos o Illinois português.
lol...
EliminarVale dos intrujões, gostei, adequa-se.
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um administrador do blogue.
Eliminarhey...hey...order!!!
ResponderEliminarEntão isto é a casa dos segredos? bem.. bem!
ResponderEliminarSer Tuga é...
ResponderEliminar-Receber visitas e ir logo mostrar a casa toda.
-Não saber viver em comunidade .
-Dar os máximos para avisar os outros condutores da polícia na estrada.
-Ter o resto do mundo a pensar que Portugal é uma província espanhola.
-Exigir que lhe chamem "Doutor" mesmo sendo um Zé Ninguém.
-Passar o domingo no "shopping"de fato de treino.
-Tirar a cera dos ouvidos com a chave do carro ou a tampa da esferográfica.
-Axaxinar o Portuguex ao eskrever.
zétuga, essa foi boa!é a realidade dos tugas,so aquela de chamar doutor a quem não é ninguem,não se aplica muito no meu modo de ver,de resto acertou-me em cheio...parabens!
Eliminare vejo a casa dos segredos enquanto me toco
Eliminarhahahaah
EliminarEste Zé tuga também deve medir 1,60m!
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um administrador do blogue.
ResponderEliminar