Antes que me esqueça e enquanto me lembro, como dizia o Professor Vitorino Nemésio (1901-1978), o ilustre açoriano que nos anos de 1970/1975, nos prendia semanalmente ao écran da RT1 com as suas crónicas “Se Bem Me Lembro”; vamos recordar algumas miscelâneas de fatos ou histórias do chão Samarra, umas atuais e outras já perdidas no tempo, para que não se percam para sempre nos tempos.
Começamos por uma bem antiga e que alguns Samarras a quiseram fazer atual, recordando e homenageando quem tanto fez pelo chão “ Samarra”, que também foi o chão deles.

COMEMORAÇÃO E HOMENAGEM

 
Fotos de Catarina Ribeiro
 
Placa Exterior
 

A Placa no interior, colocada ao fundo da igreja, sobre a “ARCA GRANITICA – OSSÁRIO” à esquerda de quem entra. O seu conteúdo, porque a foto não o deixa ler completamente é:


250 ANOS

NOS 250 ANOS DA REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO DESTA IGREJA, OS SANTAEUFEMENSES AGRADECEM E HOMENEGEIAM OS FIDALGOS DE SANTA EUFÊMIA PELO MAGNIFICO TEMPLO QUE NOS LEGARAM, COMEÇANDO PELO SEU IMPONENTE PORTAL, PASSANDO A SER A IGREJA MATRIZ DA ALDEIA.

INICIALMENTE FOI A CAPELA DA CASA FIDALGA, EDIFICADA PELO 4º FIDALGO DE SANTA EUFÊMIA:  ANTÓNIO  DE  CARVALHO  DE VASCONCELLOS CORTEZ, QUE EM 05-06-1657 A DEDICOU A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.

EM 02-12-1768 CONCLUIA-SE A SUA AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO, PELAS MÃOS DO 8º FIDALGO E BISNETO DO PRIMEIRO, MANUEL ANTÓNIO CORTEZ DE CARVALHO E VASCONCELLOS. APRECIEMOS CADA RECANTO DESTA.

02 – 12 – 2018 O PRIOR: RICARDO DA FONSECA.
Para os que ainda não tiveram oportunidade de ver esta homenagem, aqui perpetuada pelas duas placas e para os que, espalhados pelos recantos do mundo, também possam ver, que não nos esquecemos de quem nos legou tal património; aqui fica esta prosa especialmente para vós, para que se possam continuar a orgulhar do chão que também é vosso. A homenagem ocorreu durante a Eucaristia do dia, que calhou num domingo e que foi celebrada da parte da tarde, posto o que se seguiu um lanche convívio com os residentes na aldeia. Um Bem-Haja, a todos os que se empenharam neste dever cívico de recordar estes nossos Maiores, nomeadamente ao “Prior e ao Xico Mendo”.
Janeiro 2019 (71 – 01)
Apaulos

17 comments Blogger 17 Facebook

  1. A placa interior tem uma gralha:" apreciemos a cada recanto desta"!!!!
    E se foi inaugurada em 1657, tem 361 anos...

    ResponderEliminar
  2. isto deve ser brincadeira só pode agradeção ao zé do povo pela casa do padre pelas esmolas pelas festas por tudo

    ResponderEliminar

  3. Os 250 anos reportam-se ao tempo, pós ampliação e remodelação como está na dita placa e é isso que estamos a comemorar e homenagear, se bem que a Igreja primitiva esteja a caminho de fazer os 362 anos. Se lermos bem as duas placas é esta a conclusão que tiramos. Bem-haja pelo reparo e assim todos ficamos esclarecidos.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns fizeram algo de bom e é assim que com coisas simples podemos valorizar o que nos deixaram, pois ao olharmos para este templo sabemos quem o construi e há quanto tempo.

    ResponderEliminar
  5. A melhor foto que já vi sobre a igreja, vê-se toda e está bem integrada na casa fidalga. Parabéns Catarina Ribeiro.

    ResponderEliminar
  6. O Putin esteve presente com os ortodoxos.

    ResponderEliminar
  7. Uma placa em vinil, uma foto espectacular, um lanche para alguma pessoas, tipo oreo e tremoços, só faltou o bispo vinagre com a Cristina.
    Grande Conan Osiris, estou-me a cag...par..est..m.

    ResponderEliminar
  8. António, obrigada pelo texto. Não imaginava ser tão antiga a Igreja! (Não,imaginava a Fátima, assim como muitas outras pessoas, agora é fixar e admirar a obra magnifica que nos legaram).

    ResponderEliminar
  9. E o erro ortográfico? Não pode ser corrigido?
    Devíamos ter um pouco mais de brio...

    ResponderEliminar
  10. "homenEgeiam"??????????
    "apreciemos A cada recanto desta"?????????

    Dois erros??????

    ResponderEliminar
  11. Dois não, TRÊS!!!
    "SantaeufemEnses"!!!!

    ResponderEliminar
  12. São só dois e acontece a qualquer, embora esteja de acordo que o cuidado deve ser maior, tentem corrigir.

    ResponderEliminar
  13. NO DIA DE PÁSCOA 22 DO CORRENTE, O CONTERRÂNEO DR. ANTÓNIO RODRIGUES VAI APRESENTAR O

    LIVRO : “BARROCO DO DIABO – ANO 1000 dC.”

    * * * * *
    * PAVILHÃO MULTI -USOS *- Sta Eufêmia
    SOCIODRAMA - LEITURA ENCENADA (PROGRAMA )
    – 19 Abril ( 6a Feira - 17,00 Horas ) : Recepção de
    “VOLUNTÁRIOS”
    para “ LEITORES – ATORES “( 1o Ensaio )
    – 20 Abril ( Sábado - 17,00 Horas ) - ENSAIO GERAL

    Participa ...
    Oferece tua alegria ao Povo...Faz festa da VIDA...

    Apaulos: Todas as iniciativas que tenham em vista valorizar o nosso chão,devem ser bem acolhidas e aqui, reportam-se ao nosso passado imaginário colectivo do tempo de em que fomos crianças, pelo que depreendo pelo titulo do livro. Participemos.

    ResponderEliminar
  14. TIVE CONHECIMENTO, através de uma amigo que nem é samarra mas que será conhecido do apaulos, DE UMA PROSA QUE O APAULOS ESCREVEU PARA A QUADRA PASCAL PARA O BLOG,da qual gostei, MAS QUE AINDA NÃO A VI NO BLOG, O QUE SE PASSA?!?. BOAS FESTAS DE PASCOELA PARA A MALTA SAMARRA.

    ResponderEliminar
  15. AO PASSAR PELA ALDEIA, OUVI DIZER QUE O EDIFÍCIO DO SALÃO, QUE FOI CONSTRUÍDO PARA SER A IGREJA DA ALDEIA E QUE AINDA o FOI DURANTE ALGUNS ANOS E MAIS TARDE FOI ESCOLA, ONDE FUNCIONAVAM TODAS AS CLASSES EM SIMULTÂNEO, ALI PELOS ANOS 1950, MAIS TARDE FOI SALA DE REPRESENTAÇÃO DE PEÇAS DE TEATRO E EXIBIÇÃO ESPORÁDICA DE FILMES AMBULANTES; também está no rol de bens penhorados para satisfazer o montante decretado pelo tribunal para pagar à viúva do caçador que caiu no poço da Veia Cova. Deixo aqui um apelo à junta de freguesia que façam tudo o que estiver ao seu alcance para que se habilitem a licitarem este número de maneira a que não sai das mãos da freguesia, dado o seu valor histórico e afectivo para todos os Samarras..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim é verdade e espero que alguém fique com o salão pois ele merece um dono responsável que trate bem dele

      Eliminar

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top