Zeitgeist: Moving Forward, do diretor Peter Joseph, dá continuidade a um longo trabalho documental que se propõe a apresentar um caminho para a necessária transição do atual paradigma socio-econômico monetário que rege a sociedade no mundo inteiro. Este tema transcenderá questões de relativismo cultural e ideologias tradicionais e passará a estabelecer, como objetivo central, o redesenho de uma empírica vida na Terra em nome da sobrevivência humana e social. Ao invés de continuar desafiando as imutáveis leis naturais, o objetivo é criar um novo paradigma de sustentabilidade social denominado “economia baseada em recursos”.

Ano:
2011
País: USA
Género: Documentário
Realização: Peter Joseph
Sinopse: O filme contará com especialistas nas áreas da saúde pública, antropologia, neurobiologia, economia, energia, tecnologia, ciências sociais e outros temas relevantes que dizem respeito às áreas socioculturais. Os três temas centrais do documentário são: Comportamento Humano, Economia Monetária e Ciências Aplicadas. Juntando estes temas, o documentário cria um modelo de compreensão do atual paradigma social; o porquê de ser fundamental sair dele — junto com uma abordagem social nova e radical, porém prática, baseada em conhecimentos avançados que resolveriam os atuais problemas sociais enfrentados pelo mundo contemporâneo.

Uma das características únicas deste trabalho, cujo estilo o destaca da maioria dos documentários, é que ele tem uma temática cinematográfica dramática, com atores notáveis que, de forma abstrata, representam as diversas atitudes relacionadas à mensagem geral do filme. O filme também usa vigorosamente vários recursos visuais e de animação em 2D e 3D, e volta a adotar como base o padrão tradicional de documentário.

“Na verdade, os economistas nada têm de economistas. São, sim, propagandistas do valor do dinheiro. Este sistema desperdiça mais do que qualquer outro da história do planeta. Portanto, você não está lidando com um sistema econômico, mas sim, eu me atreveria a dizer, com um sistema antieconômico.”
- Dr. John McMurty, autor do livro “The Cancer Stage of Capitalism”

“No passado, a principal ameaça à sobrevivência humana era a natureza. Hoje, é a cultura… o que estamos fazendo uns aos outros. ”
- Dr. James Gilligan, psiquiatra da Faculdade de Medicina de Harvard

“O que enfrentaremos nestes próximos 20-30 anos é uma mudança fundamental da vida como a conhecemos no último século. Vivemos uma época decisiva na História.”
- Dr. Colin Campbell, da ASPO Internacional

“Estamos tomando consciência de como os seres humanos são fundamentalmente sociais e a teoria econômica que adotamos nas últimas gerações está sendo contestada por uma área de economia experimental e comportamental.”
- Richard Wilkinson, professor emérito da Universidade de Nottingham

“Guerra, pobreza, corrupção, fome, miséria e sofrimento humano não mudarão num sistema monetário. Isto é, haverá poucas mudanças significativas. Será preciso recriar nossa cultura e nossos valores, os quais precisam estar relacionados com os recursos da Terra.”
- Jacque Fresco, do Projeto Venus




2 comments Blogger 2 Facebook

 

O Samarra © 2008-2022. Todos os direitos reservados.
Top