Lisboa a arder! Bem pensadas as coisas, podia ter sido ontem...
Xico das Trevas
Pronunciemo-nos sobre coisas mais alegres: Domingo, 3 de Abril, lua nova. A noite em que a luz se transformou em trevas. Lyonce Viiktorya já vem a seguir a Roberto, na lista dos nomes mais odiados em Portugal. Em primeiro continua aquele que todos sabemos. O filósofo...
Preocupa te lá com o teu 4º lugar...
ResponderEliminarNão digas asneiras 5.999.999º lampião (suponho que tenhas um animal de estimação e que ele tb seja do nosso/vosso/universal/mantorras/ glorioso).
ResponderEliminarComo podem ser bons chefes de familia se nem de fusiveis e sistemas de rega percebem? Ah! E coelhos, sabem como matar e esfolar um coelho? Por mim acabavam-se com os mouros e pronto, já estava o problema resolvido. As trevas vieram para ficar. Lembram-se quando ficaram 2 anos seguidos sem ir à Europa? Claro que se lembram, foi à meia duzia de anos... Agora vão ser irradiados da Europa e do planeta, para sempre. São vidas, como diz o sábio António Silva. Acabou-se lampiõeszitos...
Ah, ah, ah, ah, ah!!
Zé Kitolas, Visconde da Reigada
gosto de cerejas caseiras
ResponderEliminarGosto do vosso presidente, aquele, o godinho, transmite-me confiança.
ResponderEliminarpena é não perceber de recauchutagens e não ser um resineiro convicto, caso contrário era cá dos nossos.
ResponderEliminarEusébio, resineiro de Chelas
Só por curiosidade: SPORTING é o único clube português que nunca ficou abaixo de um 5º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Futebol (o Benfica já ficou em 6º e o Porto em 9º).
ResponderEliminarE o sporting desde 1974 só ganhou 5 campeonatos. mama.
ResponderEliminardeixem o futre hablar!
ResponderEliminarsniffff.......
Dizem ao que parece que o SLB fez um comunicado rapido sobre o apagao da Luz... "O Sport Lisboa e Benfica apagou a Luz em solidariedade com o FCP uma vez que este nunca ganhou nenhum campeonato as claras" 100% de acordo.
ResponderEliminar"Uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade”.
ResponderEliminarA mentira de que o Benfica era um clube protegido por Salazar tem sido dita muitas vezes com o objectivo duplo de menorizar as vitórias passadas do clube e modificar a história do futebol Português e, mesmo, de Portugal."
* António de Oliveira Salazar, governou Portugal de 1933 a 1968 (35 anos).
* Até 1974 quando a Revolução dos Cravos pôs fim ao Estado Novo, regime político autoritário implantado por Salazar com a Constituição de 1933, foram disputados 40 títulos do Campeonato Português. O Benfica venceu 20 deles (50% do total), contra 14 do Sporting (35%), 5 do Porto (12,5%) e 1 do Belenenses (2,5%). No entanto, nos primeiros 20 anos após a Revolução dos Cravos, período que antecede o predomínio absoluto dos Dragões (Pinto da Costa), o Benfica ganhou 10 títulos (mais uma vez, 50% do total). O Porto venceu 8 títulos (40%), enquanto que o Sporting, apenas 2 (meros 10%).
* O Benfica sempre foi olhado com suspeita pelo "regime", pois era o clube da ralé, como eles diziam , e pior ainda, tinha uma bandeira de cor vermelha, a cor associada a todos os que lutavam contra o governo fascista de António de Oliveira Salazar.
* O Benfica foi o primeiro clube a ter eleições democráticas. Já tinha eleições democráticas muito antes do fim do estado novo.
* As ligações do FC Porto ao poder permitiram-lhe nas épocas de 1939/40 e 1941/42 o alargamento dos nacionais para evitar descer à 2º divisão.
* A ditadura ajudou o FC Porto a construir o já desaparecido Estádio das Antas, simbolicamente inaugurado a 28 de Maio de 1952 pelo General Craveiro Lopes (dia comemorativo da revolução que deu origem ao estado novo).
* O antigo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 1 de Dezembro (data da Restauração da Independência) e a 5 de Outubro (Implantação da República) foi inaugurado o 3º anel.
* Em 1954/55 O Benfica apesar de campeão não foi indicado para a Taça dos Campeões Europeus porque naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o Benfica, mesmo sendo campeão, foi preterido em favor do Sporting. As "más-línguas" garantem que houve uma "mãozinha" de Salazar neste processo, pois as excelentes relações existentes entre ele próprio a alguns dos dirigentes sportinguistas, não deixavam antever outro cenário, visto que é do conhecimento geral que nas décadas de 40 e 50, e no início de 60, as direcções sportinguistas eram constituídas por gente da Legião Nacional e da UN - Góis Mota, Maia Loureiro entre outros.
* Na década de 1960, o Benfica disputou cinco finais da Liga dos Campeões e venceu duas. É improvável imaginar que isso também tenha sido obra do Salazarismo.
* O Benfica foi obrigado a jogar a final da Taça de Portugal em 1961/62 em casa do adversário (Vitória de Setúbal) um dia depois de o Benfica ter vencido o Barcelona na final da Taça dos Campeões Europeus. Os 15 jogadores que estiveram nesse jogo estavam em viagem no dia do jogo em Setúbal, no qual o Benfica perdeu 1-0.
* Na década de 70 - O Benfica foi campeão por 6 vezes e conseguiu fazer dois campeonatos sem perder um único jogo.
* O clube mais próximo da ditadura sempre foi o Sporting, pois era o clube que tinha simpatizantes com maior peso na sociedade da altura, e mais tarde (na época do Almirante Américo Tomás) também o Belenenses. O Sporting era o clube do regime. Contudo, Salazar aproveitou-se das vitórias do Benfica para se promover e credibilizar como faria qualquer ditador.
* Aquando da revolução de 25 de Abril, o presidente do Benfica era Borges Coutinho.
* Nos 20 anos seguintes à revolução de Abril - o Benfica venceu 10 campeonatos e 7 Taças de Portugal, contra 8 campeonatos e 5 taças ganhas pelo Porto e 2 campeonatos e 2 taças conquistadas pelo Sporting.
* Também nas 84 edições da Taça de Portugal o Benfica venceu 27, 14 sem Salazar e 13 com Salazar. Mais uma vez, com ou sem Salazar, o Benfica mantém a senda vitoriosa.
Continua....
* Em termos Europeus, o Benfica conta com 8 finais europeias (7 na Taça dos Campeões Europeus e uma na Taça Uefa) e duas meias-finais (Taça das Taças). Venceu ainda a Taça Latina e uma edição da Taça Ibérica (em 83/84). Estes dados mostram o poderio do Benfica quer em Portugal, quer na Europa, na era Salazar e no pós-Salazar.
ResponderEliminar* O hino oficial do Benfica não era a música de Luís Piçarra. O hino oficial do Benfica, composto por Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder.
* Na história do Benfica contam-se imensos dirigentes que lutaram contra o fascismo de Salazar. Manuel Conceição Afonso, Félix Bermudes (o autor do hino censurado), Tamagnini Barbosa e Júlio Ribeiro são alguns desses exemplos. José Magalhães Godinho, conhecido opositor do regime, foi o primeiro director do jornal do Benfica.
* Quando o Benfica foi ocupar o campo 28 de Maio (onde jogava o Sporting) muda o seu nome para estádio do Campo Grande.Conclusão:
* O Benfica não era o clube do regime como querem fazer querer. Salazar aproveitou-se das vitórias do Benfica para se promover e credibilizar como faria qualquer ditador.
* A supremacia dos dragões coincide com o reinado de Pinto da Costa (e não com o fim do estado novo como querem fazer querer). Presidente do clube desde 1982. Se um dos pilares da democracia é justamente a alternância de poder, não se pode dizer que o Porto viva em democracia, já que é controlado pelo mesmo presidente há 27 anos. Só recentemente o Porto começou a ter eleições democráticas.
* O Sporting foi o grande prejudicado com o fim do estado novo, dado ser o clube mais próximo do regime. O clube conquistou apenas 6 vezes o campeonato sem Salazar no poder.
Já nem me lembrava desse facto histórico e veridico. O Salazar foi o grande ponta de lança do benfica durante mais de 40 anos. Eusébio foi a cara do benfica. Está tudo dito. Se olhasses mais para os estudos e para o trabalho SP em vez de andares a escrever parvoices...
ResponderEliminarSPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
:-*
fumo
O zecas, parece que nem ler sabes.... fica-te com esta:
ResponderEliminar"- Inaugurado em 1954, só em 1971 o Estádio da Luz assistiu ao primeiro
jogo da selecção nacional, numa época em que a maioria dos jogadores que a
compunham eram do Benfica, enquanto, nesses 17 anos, o Estádio das Antas
teve oito jogos da selecção, o de Alvalade quatro e o do Restelo um?"
Perfeitamente normal o clube dito do regime não ter recebido nenhum joga da selecção em 17 anos....
Abre a pestana
Isto só prova que o teu clube é mesmo um clube da treta
Desde 74 só ganharam 6 campeonatos!!!! faz falta o regime é??????
hahhahahaha
e quem tem os jogadores mais bonitos? Quem é? Ah.. aqui já não falas né! Já viste bem o Luisão de perto, já?!
ResponderEliminarBom fds amiguinhos lampiões.
SP, acalma a passarinha. Pronto já passou. Ninguém ofendeu o Mantorras.. Tá tudo. O Roberto ainda é vosso.
ResponderEliminarGrande sporting zézinho sirillo!
ResponderEliminarMete o liedson
mete o liedson
sporting um clube de elitistas com relações ao regime fascista de salazar, depois venham dizer que são de um clube diferente e melhores que os outros. o vosso clube foi dirigido por fascistas. ao menos nós, OS DO BENFICA, pertencemos a um clube que sempre defendeu a liberdade e a democracia, sim um clube do povo, com orgulho, que sempre lutou contra tudo e todos. tudo o que possam dizer é fruto de inveja e dor de cotovelo. olhem para o vosso clubezito e vejam como ele se encontra, andar de cabeça baixa é chato? pois é! aguentem!
ResponderEliminar