CENAS QUE SE REPORTAM AO ANTES DO NASCIMENTO DO MENINO, CONFORME A TRADIÇÃO E NOS LOCAIS ONDE OCORRERAM.
Em Nazaré, integrada nos jardins do complexo das igrejas |
Maria resolve visitar a sua prima Isabel, na cidade montanhosa de Ein Karem, uma cidade da Judeia. Lc 1,56* Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a casa.
Em Ein Karem, nas duas igrejas sobrepostas, os motivos de decoração reportam-se todos a Maria e este é muito bonito.
Ao oitavo dia após o seu nascimento, foram circuncidar o menino de Isabel e Zacarias e quiseram dar-lhe o nome do pai, Zacarias, mas a mãe disse o nome dele será João e como Zacarias tinha ficado mudo; Lc1, 63
Pedindo uma placa, o pai escreveu: “ O seu nome é João.” O pai voltou a falar e este seu filho foi o “João Batista.”
Nascimento de Jesus
Lc 2, 1*Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. 4*Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada de Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5*a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. 6 E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7*e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.
Basílica da Natividade em Belém-net |
Num dos cantos da Basílica da Natividade, vê-se uma pequena porta que foi integrada no grande-arco, para impedir que os cavaleiros entrassem com os cavalos dentro da igreja. A gruta da Natividade encontra-se no piso inferior da igreja, todo ele cheio de grutas.
Sempre repleta de pessoas. |
A gruta, onde a tradição localiza o nascimento do Menino |
precisamente na estrela de 14 pontas. |
A poucos kms da cidade, encontra-se o campo dos pastores de onde, estes, vieram a adora o Deus Menino.
A igreja no Campo dos Pastores perto de Belém. |
Como nos custa conceber um NATAL sem neve, aqui fica uma foto com ela a começar a estender a sua toalha de linho branco na região Samarra, para que o nosso Natal se aproxime do Natal da nossa meninice.
Um SANTO NATAL para toda a comunidade Samarra e um Ano Novo com Saúde.
Texto e fotos de Apaulos.
EM VEZ DE lEIRIA PONHAM SANTA EUFÊMIA
ResponderEliminarhttp://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013-06-28-Problemas-com-suiniculturas-de-Leiria-arrastam-se-ha-anos-
Muito Bem um postal de Natal diferente, que ultrapassa os nossos horizontes samarras, mas elucidativo.
ResponderEliminarQuem vai ficar com o horizonte de merda vai ser essa aldeia
ResponderEliminarvem um lambao de valbom fazer pouco desta aldeia
espero que na~se vendam por um leitaõ
Ninguem quer essa merda à porta! A junta de freguesia já informou a população sobre o assunto, é demasiado importante para não ser debatido, já questionou a camara municipal sobre o PDM? a area está em que regime, agricola, florestal? é necessário perguntar.
ResponderEliminarÉ pena que esta Terra, que foi de Jesus, hoje retalhada e repartida, seja tantas vezes notícia pelas piores razões. Há cerca de um ano ouvia dizer a um muçulmano em Jerusalém, com quem privei durante 15 dias; se cada um cedesse um pouco dava para todos trabalharem e viverem em paz.
ResponderEliminarAinda ontem a minha se queixava do cheiro a vinho de alho que saia da minha boca ao levantar. Quando vierem os porcos de Valbom já vais ver o que é bom para a tosse
ResponderEliminar